REFLEXÕES SOBRE AS CONCEPÇÕES DO LÚDICO NOS ARTIGOS CIENTÍFICOS DA CAPES E SCIELO (2017-2021)

Autores/as

  • Sebastião Augusto Bentes da Silva Neto Universidade Federal do Pará- UFPA
  • Daniele Dorotéia Rocha da Silva de Lima Universidade Federal do Pará- UFPA

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v9i5.9844

Palabras clave:

Educação Infantil. Ludicidade. Revisão de literatura.

Resumen

Este artigo aborda a ludicidade no campo da educação. De forma específica, busca explicar como o lúdico tem sido abordado e debatido em artigos de periódicos científicos. Para tanto, realizou-se um estudo de revisão de literatura no banco de dados da Scielo e da Capes, em que se considerou os artigos científicos publicados no período de 2017 a 2021. Doze artigos foram selecionados, destes: dois artigos tratam de pesquisas relacionadas a estas e são explicados na segunda seção; dois artigos investigam a concepção de ludicidade, abordados na terceira seção; e, por fim, oito artigos abordam a ludicidade e a educação e se concentram em três concepções de ludicidade, como direito da criança, como Produção de Cultura e como possibilidade do fazer docente na prática pedagógica. Conclui-se que, o lúdico é um espaço de trocas, de socialização, expressão e significação e que isso pode justificar a heterogeneidade de compreensão da ludicidade na produção científica investigada. Este estudo, além de sistematizar as pesquisas do campo, apresenta o que há de comum e específico em cada uma delas e possibilita a visibilidade de lacunas a serem aprofundadas e problematizadas na área da ludicidade e da educação infantil.

Biografía del autor/a

Sebastião Augusto Bentes da Silva Neto, Universidade Federal do Pará- UFPA

Graduando em pedagogia pela Universidade Federal do Pará (UFPA).

Daniele Dorotéia Rocha da Silva de Lima, Universidade Federal do Pará- UFPA

Professora doutora (UFPA)

Publicado

2023-05-31

Cómo citar

Silva Neto, S. A. B. da, & Lima, D. D. R. da S. de. (2023). REFLEXÕES SOBRE AS CONCEPÇÕES DO LÚDICO NOS ARTIGOS CIENTÍFICOS DA CAPES E SCIELO (2017-2021). Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 9(5), 1014–1034. https://doi.org/10.51891/rease.v9i5.9844