A INFLUÊNCIA DA PUBLICIDADE NA AUTOMEDICAÇÃO

Autores/as

  • Beatriz Serra Souza D’ávila Universidade Iguaçu- UNIG
  • Leonardo Guimarães de Andrade Universidade Iguaçu- UNIG

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v9i4.9746

Palabras clave:

Automedicação. Marketing farmacêutico. Publicidade de medicamentos. Uso indiscriminado de medicamento. Risco da informação midiática. Farmacovigilância.

Resumen

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), a automedicação é a seleção e o uso de medicamentos (incluindo chás e produtos tradicionais) por pessoas para tratar doenças autodiagnosticadas ou sintomas. O consumo e uso indiscriminado de medicamentos no Brasil é um hábito que está relacionado ao difícil acesso a serviços de saúde e ao fácil acesso da população ao comércio, onde o produto na prateleira é mercadoria e só passa a ser medicamento no momento em que é orientado por prescrição ou diagnóstico e terapêutica específica. O marketing farmacêutico tem como principal objetivo dar publicidade aos medicamentos produzidos pela indústria. Como uma boa parcela de publicidades apresentam algum tipo de infração legal, o marketing tem poder de se tornar um perigoso instrumento de indução ao consumo medicamentoso. Considerando os potenciais riscos a segurança do consumidor, o profissional farmacêutico tem um papel muito importante na orientação e intervenção no uso da automedicação, garantindo a proteção da saúde e a promoção da qualidade de vida. Segundo a ANVISA (2021), a automedicação principalmente no momento de pandemia proporcionou ainda mais preocupações para as autoridades sanitárias, visto que não havia farmacoterapia ainda evidente para a prevenção ou tratamento da covid 19 e a população precisou de conscientização sobre os riscos reais que a prática da automedicação pode causar para a saúde diante de suas reações adversas, inclusive óbito.

Biografía del autor/a

Beatriz Serra Souza D’ávila, Universidade Iguaçu- UNIG

Graduação em farmácia pela Universidade Iguaçu- UNIG. Nova Iguaçu, RJ.

Leonardo Guimarães de Andrade, Universidade Iguaçu- UNIG

Orientador do curso de Farmácia. Universidade Iguaçu- UNIG. Nova Iguaçu, RJ.

 

Publicado

2023-05-23

Cómo citar

D’ávila, B. S. S., & Andrade, L. G. de. (2023). A INFLUÊNCIA DA PUBLICIDADE NA AUTOMEDICAÇÃO. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 9(4), 9447–9458. https://doi.org/10.51891/rease.v9i4.9746