VOLUNTARIADO CORPORATIVO: EDUCAÇÃO FINANCEIRA
DOI:
https://doi.org/10.51891/rease.v7i4.967Palabras clave:
Educação Financeira, Programas de Voluntariado, Responsabilidade Social Corporativa.Resumen
objetivo do presente artigo é apresentar a implantação, por uma Seguradora, no Brasil, de um programa de voluntariado para melhoria de educação financeira, premiado internacionalmente pela UNESCO. Trata-se de uma iniciativa composta por treinamentos ministrados por voluntários da seguradora que visa a instruir jovens de baixa renda em gestão do dinheiro e aumentar sua percepção sobre os ganhos para vida pessoal oriundos de decisões financeiras conscientes. Programas de voluntariado corporativo e Educação Financeira são relevantes no contexto do país. Além disto, poucos estudos descrevem mecanismos bem-sucedidos sobre como implementar tais temáticas. O presente relato baseou-se em observações participativas e entrevistas semiestruturadas com organizadores do programa. Como resultado, observou-se, em consonância com a literatura, que a participação de colaboradores em voluntariado contribui para a elevação do clima organizacional de uma empresa. Apesar disto, evidenciou-se que uma das problemáticas mais presentes em voluntariado em empresas é a falta de compromisso e perseverança potencialmente presentes e que podem prejudicar os resultados da iniciativa social. Por fim, o estudo aponta resultados positivos na percepção dos alunos sobre o programa e indica práticas empresariais que potencializam resultados em programas de voluntariado. O artigo, ao final, traz também recomendações para estudos futuros.
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