O USO DA HISTÓRIA NO ENSINO DE MATEMÁTICA (uma reflexão)

Autores/as

  • Antonio Rennan Sales Instituto Federal do Sertão Pernambucano Campus Ouricuri - PE 

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v7i4.952

Palabras clave:

Ensino. História. Matemática.

Resumen

O presente artigo tem como objetivo promover uma abordagem da disciplina de Matemática aliada à História. A relação entre essas duas áreas do conhecimento, aparentemente colocadas em estanques distantes, na verdade, possibilitam ao aluno uma visão mais geral dos assuntos matemáticos que estão sendo trabalhados em sala. O problema é que a Matemática é vista como uma ciência separada das outras se torna algo que precisa ser revisto. Para D’Ambrósio, um dos maiores erros da Educação Matemática é desvincula-la das outras atividades humanas. O desafio para o professor é que falta justamente, habilidades/mecanismos para que, possa torna-los palatáveis conceitos e aplicações para um aluno que não vê sentido algum que é visto numa sala. Para discutirmos sobre o tema, foi feita uma pesquisa bibliográfica, que trazem contribuições para uma reflexão ao trabalho do professor de Matemática para que, o ensino não se torne algo monótono e repetitivo.

Biografía del autor/a

Antonio Rennan Sales, Instituto Federal do Sertão Pernambucano Campus Ouricuri - PE 

Licenciado em Matemática pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Campus Juazeiro do Norte – CE. Especialização em Geometria Euclidiana pela Universidade Regional do Cariri – URCA. Atualmente é professor do Instituto Federal do Sertão Pernambucano Campus Ouricuri - PE 

Publicado

2021-04-30

Cómo citar

Sales, A. R. . (2021). O USO DA HISTÓRIA NO ENSINO DE MATEMÁTICA (uma reflexão). Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 7(4), 136–145. https://doi.org/10.51891/rease.v7i4.952