LA DANZA Y EL TEATRO COMO APRENDIZAJE EN LA EDUCACIÓN NO FORMAL: ALGUNAS REFLEXIONES

Autores/as

  • Reviu Barros UNINTER

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v9i4.9262

Palabras clave:

Aprendizaje. Educación No-Formal. Teatro. Danza.

Resumen

O presente artigo tem por objetivo geral refletir alguns aspectos da educação não-formal, tendo como eixo norteador três textos (o que é educação; um sobrevoo: o conceito de educação não formal e movimentos sociais na contemporaneidade), estudados e discutidos sobre o tema em sala de aula na disciplina: educação como cultura, do curso Mestrado em Educação de uma universidade no interior do estado de São Paulo. A linha de pensamento para a reflexão deste trabalho, remete-se ao destaque para a dança e o teatro como modalidades de aprendizagens nos espaços não formais de educação. O objetivo específico ancora-se na possibilidade de tentar se conhecer a especificidade da educação não-formal, no aspecto social e histórico no âmbito da cultura, no pressuposto de repensar que a educação acontece também fora dos muros da sala de aula. O resultado da pesquisa mostrou que: o teatro como modalidade de ensino não-formal, possui também uma relação bem próxima com a educação formal e a formação profissional quando prioriza aos seus participantes um exercício de expressão corporal aliado a futura inserção no mercado de trabalho. Percebeu-se que, a dança nos espaços não-formais de educação, proporciona aprendizagem, respeito pelo outro, interação social e bem-estar para seus participantes, melhorando a qualidade de vida destes na sociedade.

Biografía del autor/a

Reviu Barros, UNINTER

Professor universitário, graduado em Letras, Pedagogia, Especialista e Mestre em Educação. Universidade – UNINTER – Curitiba, Paraná. CV: http://lattes.cnpq.br/8685651192482580. Orcid: https://orcid.org/0000-0001-8322-316X  

Publicado

2023-04-29

Cómo citar

Barros, R. (2023). LA DANZA Y EL TEATRO COMO APRENDIZAJE EN LA EDUCACIÓN NO FORMAL: ALGUNAS REFLEXIONES. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 9(4), 746–767. https://doi.org/10.51891/rease.v9i4.9262