VIOLÊNCIA NA ESCOLA: COMPLEXIDADES E DESAFIOS DA CONTEMPORANEIDADE E O PAPEL DA POLÍCIA MILITAR NESTE ENFRENTAMENTO

Autores/as

  • Luiz Ricardo dos Santos Policial Militar na PMPR

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v9i4.9235

Palabras clave:

Segurança Pública. Escola. Polícia Militar. Bullying. Violência.

Resumen

Os recentes ataques às escolas no Brasil, o aumento do índice de violência e práticas de Bullying, as reflexões sobre o submundo das redes sociais e dos jogos digitais sem controle, a falta de políticas de segurança mais eficazes nas instituições de ensino, o medo e os traumas, são alguns dos aspectos temáticos que têm provocado um conjunto de pesquisas e de ações de agências de socialização voltados à buscar respostas e estratégias de prevenção e combate à inserção destas ações nos espaços escolares. Com o aporte de referenciais teóricos contemporâneos e clássicos, e o objetivo de apresentar uma reflexão que possa contribuir com as discussões sobre o campo, este artigo articula a intersecção entre o universo da educação e o da segurança pública, visando, neste âmbito, mecanismos para a busca de soluções. O Bullying e o uso exacerbado e sem controle de jogos digitais e de redes interativas, podem ser focos para a investigação. Esta narrativa científica apresenta, ainda, o papel importante da Polícia Militar no fomento de ações de combate.

Biografía del autor/a

Luiz Ricardo dos Santos, Policial Militar na PMPR

Policial Militar na PMPR. Bacharel em Administração de Empresas e Administração Rural. Especializações em Direito Militar, Direito Ambiental, Gestão de Logística, Gestão Ambiental, Armazenagem de grãos e Segurança Alimentar, Técnico em Segurança do Trabalho. 

Publicado

2023-04-29

Cómo citar

Santos, L. R. dos. (2023). VIOLÊNCIA NA ESCOLA: COMPLEXIDADES E DESAFIOS DA CONTEMPORANEIDADE E O PAPEL DA POLÍCIA MILITAR NESTE ENFRENTAMENTO. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 9(4), 495–502. https://doi.org/10.51891/rease.v9i4.9235