VIOLÊNCIA NA ESCOLA: COMPLEXIDADES E DESAFIOS DA CONTEMPORANEIDADE E O PAPEL DA POLÍCIA MILITAR NESTE ENFRENTAMENTO

Autores

  • Luiz Ricardo dos Santos Policial Militar na PMPR

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v9i4.9235

Palavras-chave:

Segurança Pública. Escola. Polícia Militar. Bullying. Violência.

Resumo

Os recentes ataques às escolas no Brasil, o aumento do índice de violência e práticas de Bullying, as reflexões sobre o submundo das redes sociais e dos jogos digitais sem controle, a falta de políticas de segurança mais eficazes nas instituições de ensino, o medo e os traumas, são alguns dos aspectos temáticos que têm provocado um conjunto de pesquisas e de ações de agências de socialização voltados à buscar respostas e estratégias de prevenção e combate à inserção destas ações nos espaços escolares. Com o aporte de referenciais teóricos contemporâneos e clássicos, e o objetivo de apresentar uma reflexão que possa contribuir com as discussões sobre o campo, este artigo articula a intersecção entre o universo da educação e o da segurança pública, visando, neste âmbito, mecanismos para a busca de soluções. O Bullying e o uso exacerbado e sem controle de jogos digitais e de redes interativas, podem ser focos para a investigação. Esta narrativa científica apresenta, ainda, o papel importante da Polícia Militar no fomento de ações de combate.

Biografia do Autor

Luiz Ricardo dos Santos, Policial Militar na PMPR

Policial Militar na PMPR. Bacharel em Administração de Empresas e Administração Rural. Especializações em Direito Militar, Direito Ambiental, Gestão de Logística, Gestão Ambiental, Armazenagem de grãos e Segurança Alimentar, Técnico em Segurança do Trabalho. 

Downloads

Publicado

2023-04-29

Como Citar

Santos, L. R. dos. (2023). VIOLÊNCIA NA ESCOLA: COMPLEXIDADES E DESAFIOS DA CONTEMPORANEIDADE E O PAPEL DA POLÍCIA MILITAR NESTE ENFRENTAMENTO. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 9(4), 495–502. https://doi.org/10.51891/rease.v9i4.9235