A IMAGEM DA POLÍCIA MILITAR NA IMPRENSA, A RELAÇÃO DIALÓGICA COM A POPULAÇÃO E SUAS REPRESENTAÇÕES SOCIAIS NA CONTEMPORANEIDADE
DOI:
https://doi.org/10.51891/rease.v9i4.9224Palabras clave:
Representação Social. Polícia Militar. Imprensa. População. Direitos Humanos.Resumen
Há uma percepção de senso comum em parte da sociedade brasileira que apresenta uma estrutura de imagem da polícia e suas respectivas forças de segurança como violenta, apartada dos princípios dos direitos humanos, desrespeitosa frente aos princípios constitucionais. Uma imagem que se populariza na imprensa, nas redes sociais, nos discursos diversos de agências de socialização e que afeta, em grande medida, a formação da representação social destes organismos que tem, em sua missão laboral e compromisso social, a defesa da própria população. Este artigo, sob o aporte de referenciais bibliográficos clássicos e contemporâneos, visa tecer esta realidade situacional, investigando os sistemas de comunicação entre este órgão do Estado e a população. A metodologia utilizada é a qualitativa, a partir dos estudos e reflexões de pesquisas e referências de autores que tratam do tema, objetivando a apresentação de um cenário que se contrapõe – o que é pautado na imprensa com a realidade situacional vivenciada pelos profissionais policiais.
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