DIALOGANDO COM OS ESTUDANTES VELHOS NA UNIVERSIDADE DA MATURIDADE: MORTE E O MORRER

Autores

  • Euler Rui Barbosa Tavares Instituto Federal do Tocantins — IFTO
  • Maria de Lourdes Leoncio Macedo Universidade Federal do Tocantins- UFT
  • Glauce Gonçalves da Silva Gomes Rede estadual do Tocantins
  • Neila Barbosa Osório Universidade Federal do Tocantins- UFT
  • Jocyleia Santana dos Santos Universidade Federal do Tocantins- UFT

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v9i4.9105

Resumo

Este estudo objetiva descrever as histórias vivenciadas pelos acadêmicos da universidade da maturidade sobre a morte e o processo do morrer, bem como, sua interpretação sobre a vida, a infância e o envelhecimento humano, entendendo que discutir sobre a finitude é também prerrogativas dos direitos humanos. O desenvolvimento desta pesquisa foi constituído a partir dos diálogos com os estudantes nas oficinas pedagógicas sobre a tanatologia, ocorrido na Universidade da Maturidade no polo de Palmas da Universidade Federal do Tocantins (UFT). A turma é composta de 53 estudantes, no entanto, apenas 16 responderam as atividades de pesquisa. Os conteúdos sobre tanatologia são aplicados na sala de aula, um curso ministrado por professores que atuam no mestrado e doutorado em educação ofertado pela UFT. O projeto de extensão, ou seja, a Universidade da Maturidade (UMA), oferta um curso de formação as pessoas acima de 45 anos, por meio deste curso os velhos melhoram a relação interpessoal, desenvolvem outras atividades, ampliam seus conhecimentos de mundo, da vida e também neste currículo específico sobre a morte. A pesquisa é qualitativa, descritiva, foram aplicados questionários, e os dados apontam que ainda precisamos ampliar nossos conhecimentos sobre o tema, aponta também, o quanto as mulheres sentiram-se mais livres e donas de seu espaço, estando velhas, vivendo a vida na maturidade, uma vez que a maioria são viúvas ou divorciadas. Conclui-se que há muito para conhecermos sobre a morte, e que os estudantes da Universidade da Maturidade estão abertos a discutirem sobre a morte e o morrer, valorando cada vez mais a vida.

Biografia do Autor

Euler Rui Barbosa Tavares, Instituto Federal do Tocantins — IFTO

Doutorando em Educação na Amazônia – PGEDA, pela UFT-TO (EDUCANORTE), graduado em Direito. Professor efetivo do Instituto Federal do Tocantins — IFTO.

Maria de Lourdes Leoncio Macedo, Universidade Federal do Tocantins- UFT

Doutoranda em Educação (EDUCANORTE-UFT). Professora da rede estadual de ensino do Tocantins. 

Glauce Gonçalves da Silva Gomes, Rede estadual do Tocantins

Pós-graduação em Orientação, Supervisão e Gestão Educacional, graduada em Pedagogia. Professora efetiva da rede estadual do Tocantins. 

Neila Barbosa Osório, Universidade Federal do Tocantins- UFT

Pós-doutorado em Educação pela UEPA- TO. Doutora em Ciência do Movimento Humano pela UFSM/RS. Mestrado em Educação pela UNESP de Marilia/SP. Graduada em Serviço Social pela Universidade Católica Dom Bosco/MS1981. Docente na Universidade Federal do Tocantins.

Jocyleia Santana dos Santos, Universidade Federal do Tocantins- UFT

Pós-doutorado em Educação pela UEPA- TO, Doutorado em História (UFPE), coordenadora e docente do curso de Mestrado e Doutorado em Educação (UFT). 

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Publicado

2023-04-29

Como Citar

Tavares, E. R. B. ., Macedo, M. de L. L. ., Gomes, G. G. da S. ., Osório, N. B. ., & Santos, J. S. dos . (2023). DIALOGANDO COM OS ESTUDANTES VELHOS NA UNIVERSIDADE DA MATURIDADE: MORTE E O MORRER . Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 9(4), 63–80. https://doi.org/10.51891/rease.v9i4.9105