É POSSÍVEL APRENDER UMA LÍNGUA ESTRANGEIRA NA REALIDADE DA ESCOLA PÚBLICA? APRESENTANDO MÉTODOS ALTERNATIVOS PARA O ENSINO E APRENDIZAGEM DA LÍNGUA INGLESA ELABORADOS COM A PARTICIPAÇÃO DE ALUNOS CEARENSES DE ESCOLA PÚBLICA

Autores/as

  • Márcia Régia Ximenes Albuquerque Governo do Estado do Ceará

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v9i3.8936

Palabras clave:

Escola pública. Ensino. Aprendizagem. Língua inglesa. Metodologias alternativas.

Resumen

A língua inglesa já faz parte do cotidiano das crianças e jovens adolescentes brasileiros quando interagem com redes sociais, softwares, games, cinema, música, radio, podcast, TV e outros universos da comunicação com linguagem tecnológica. Ir às compras no supermercado, por exemplo, consiste numa ação de contato visual constante com a língua inglesa. Entretanto, quando se fala do ensino e aprendizagem do inglês na escola pública, professores e estudantes esbarram em muitas dificuldades materiais e didáticas. É possível aprender a língua inglesa numa realidade aonde a maioria das escolas públicas não possui laboratório de inglês e/ou ferramentas como TV, áudio e internet para todos? Para responder a essa pergunta foram desenvolvidas e vivenciadas e metodologias alternativas de ensino e aprendizagem da língua inglesa juntamente com alunos da escola pública estadual de ensino médio EEM Mariano Martins, localizada em Fortaleza, Ceará, Brasil. As referidas metodologias foram incubadas em 05 distintos projetos com o objetivo de fomentar as habilidades listening, speaking, reading e writing no contexto das realidades socioeconômicas, ambientais e culturais do aluno. Os pesquisadores Kumaravadivelu (2003); Alves e colaboradores (2009); Hook (2013); Bacich e Moran (2018); El Kadri (2020); Guilherme e colaboradores (2022) entre outros, foram importantes bases referenciais durante o desenvolvimento do presente trabalho. Para ter acesso às opiniões dos alunos sobre a experiência vivenciada em sala de aula com as referidas metodologias foi aplicado um questionário a uma amostra de 156 alunos (1º, 2º e 3º anos do ensino médio) da EEM Mariano Martins. Os dados foram coletados e tratados estatisticamente no programa Excel. Os resultados obtidos evidenciaram que a maioria da amostra de alunos entrevistados (83%) acha importante adquirir a língua inglesa, pois, são bem maiores as oportunidades de emprego e melhores salários com a aquisição dessa ferramenta. Nesse sentido, viajar para fora do país é meta para uma média de 87% da amostra de alunos entrevistados. Quanto ao sucesso das metodologias alternativas vivenciadas por eles na escola, 87% da amostra de alunos entrevistados afirmou que obteve melhorias em identificar (ver) e escrever em inglês, mas, ainda persiste a dificuldade de falar em inglês. As barreiras que existem para treinar a falar uma língua estrangeira na escola pública como a baixa quantidade de laboratórios, notebooks, aparelhos de som e internet para todos mitigam o sucesso do trabalho.  

Biografía del autor/a

Márcia Régia Ximenes Albuquerque, Governo do Estado do Ceará

Mestra pela Universidad Interamericana e Doutora em Ciências da Educação pela Universidad Del Sol. Professora de inglês, Ensino Médio, Secretaria de Educação do Estado do Ceará, Governo do Estado do Ceará.    

Publicado

2023-03-31

Cómo citar

Albuquerque, M. R. X. . (2023). É POSSÍVEL APRENDER UMA LÍNGUA ESTRANGEIRA NA REALIDADE DA ESCOLA PÚBLICA? APRESENTANDO MÉTODOS ALTERNATIVOS PARA O ENSINO E APRENDIZAGEM DA LÍNGUA INGLESA ELABORADOS COM A PARTICIPAÇÃO DE ALUNOS CEARENSES DE ESCOLA PÚBLICA. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 9(3), 1226–1245. https://doi.org/10.51891/rease.v9i3.8936