ESTUDO PARA AVALIAÇÃO DE CUSTOS DOS MÉTODOS CONSTRUTIVOS EM DRYWALL EM COMPARAÇÃO A ALVENARIA CONVENCIONAL

Autores/as

  • Cleber Antônio Pereira Libertas - Faculdades Integradas
  • Luiza Ignez Mollica Marotta Faculdade: Libertas - Faculdades Integradas
  • Darlan Einstein do Livramento Centro Superior de Ensino e Pesquisa de Machado
  • Luiz Henrique de Brito Marcomini Libertas - Faculdades Integradas
  • Igor Rafael Buttignol de Oliveira Universidade Federal de Alfenas
  • Gustavo Soares Santos Universidade do Estado de Minas Gerais

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v9i1.8810

Palabras clave:

Vedação vertical. Drywall. Alvenaria convencional. Custo-benefício.

Resumen

 Em busca de economia e sustentabilidade na construção civil, o uso do Drywall surge como um método construtivo mais eficiente, para substituir o sistema convencional de alvenaria e atender à crescente exigência e evolução do mercado. Neste contexto foi utilizado o método de pesquisa explicativa, onde foram comparados os custos de construção em alvenaria tradicional com o Drywall com objetivo de entender qual método é mais econômico e viável. Utilizando tabelas orçamentarias da SINAPI (2022) comparou-se os valores das duas modalidades. O Drywall oferece uma grande variedade de soluções para a obra, contando com vários tipos de placas e de perfis, assim possibilitando o projetista trabalhar em locais de umidade e com proteção contra fogo. Possuem alta resistência ao fogo, resistência ao impacto, isolamento acústico e baixa absorção de água, além de grande resistência para fixação de moveis e eletrodomésticos além de grande variedade de placas e perfis, podendo ser montadas diversas formas de paredes.  Analisado os resultados obtidos pelas tabelas de custos, concluiu-se que financeiramente o Drywall não é viável nas construções em território nacional, o que ocorre pela baixa oferta de produtos oferecidos no mercado brasileiro, além da cultura construtiva já consolidada, o que pode tornar difícil a sua aceitação. Foi possível verificar que a diferença do custo entre as duas modalidades de construção apresentadas neste estudo está aproximadamente em 30% a mais com a utilização do Drywall. 

Biografía del autor/a

Cleber Antônio Pereira, Libertas - Faculdades Integradas

Faculdade: Libertas - Faculdades Integradas. Formação: Engenharia Civil.

Luiza Ignez Mollica Marotta, Faculdade: Libertas - Faculdades Integradas

Faculdade: Libertas - Faculdades Integradas. Formação: ✓Engenharia Ambiental e Sanitarista (UNITAU - Universidade de Taubaté). Engenharia Civil (UEMG - Universidade do Estado de Minas Gerais). Pós-graduação em Saúde e Segurança do Trabalho (AVM Faculdade Integrada). Pós-graduação em Engenharia de Estruturas de Concreto Armado (Faculdade Única de Ipatinga). Mestrado em Desenvolvimento Regional e Meio Ambiente (UEMG – unidade Passos).

Darlan Einstein do Livramento, Centro Superior de Ensino e Pesquisa de Machado

Faculdade: Professor do Centro Superior de Ensino e Pesquisa de Machado, MG. Coordenador de Pesquisa, Pós-graduação e Extensão. Formação: Eng. Agrônomo, Mestre e Doutor pela UFLA em Agronomia/Fisiologia Vegetal.

Luiz Henrique de Brito Marcomini, Libertas - Faculdades Integradas

Faculdade: Libertas - Faculdades Integradas. Formação: Engenheiro Civil.

Igor Rafael Buttignol de Oliveira, Universidade Federal de Alfenas

Faculdade: Universidade Federal de Alfenas. Formação: Mestrado ciência e engenharia de materiais.

Gustavo Soares Santos, Universidade do Estado de Minas Gerais

Faculdade: Universidade do Estado de Minas Gerais. Formação: Engenharia Civil e Mestrando em Engenharia de Materiais.

 

Publicado

2023-03-21

Cómo citar

Pereira, C. A. ., Marotta, L. I. M. ., Livramento, D. E. do ., Marcomini, L. H. de B. ., Oliveira, I. R. B. de ., & Santos, G. S. . (2023). ESTUDO PARA AVALIAÇÃO DE CUSTOS DOS MÉTODOS CONSTRUTIVOS EM DRYWALL EM COMPARAÇÃO A ALVENARIA CONVENCIONAL. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 9(1), 1372–1392. https://doi.org/10.51891/rease.v9i1.8810