FATORES MOTIVACIONAIS RELACIONADOS À PARTICIPAÇÃO DOS ALUNOS NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA NOS ENSINOS FUNDAMENTAL E MÉDIO

Autores/as

  • Marcos Vinícius Lima Santos Universidade Estadual do Piauí,UESPI
  • Débora Lopes Irene Universidade Estadual do Piauí,UESPI
  • Luis Eduardo Lima Santos Universidade Estadual do Piauí,UESPI
  • Thaynara dos Santos Brito Universidade Estadual do Piauí- UESPI
  • Galba Coelho Carmo Universidade Estadual do Piauí- UESPI
  • Antonio Francisco Veras de Carvalho Universidade Estadual do Piauí- UESPI
  • Francisco Evaldo Orsano Universidade Estadual do Piauí- UESPI.

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v9i3.8795

Palabras clave:

Motivação. Educação física. Ensinos Fundamental e Médio.

Resumen

A presente pesquisa pretendeu analisar os motivos que levam os alunos a participarem das aulas de Educação Física escolar nos ensinos fundamental e médio. Participaram da pesquisa 131 alunos, de ambos os sexos, com idade entre 10 e 19 anos. Foi utilizado um questionário sobre os fatores motivacionais que se relacionam com a participação dos alunos nas aulas de Educação Física. Para análise dos dados utilizou-se os procedimentos usuais da estatística descritiva, como distribuição de frequência absoluta (n) e relativa (%). Para testar a associação entre as variáveis qualitativas realizou-se análise bivariada por meio dos testes Qui-quadrado de Pearson e Exato de Fisher. Os dados coletados foram armazenados e organizados em planilha do Excel. Para análise estatística utilizou-se o programa IBM Statistical Package for the Social Sciences versão 20.0. Adotando nível de significância de 5% (p<0,05). Entre as variáveis do questionário sobre fatores motivacionais, houve diferença estatisticamente significativa nos itens “Para aprender novos conhecimentos” (p=0,048) e “Por que sou obrigado” (p=0,013). Verificou-se que os principais fatores motivacionais estavam relacionados com a aprendizagem de novos conhecimentos e habilidades durante as aulas da disciplina e a participação dos alunos nas aulas de Educação Física por obrigação. Recomenda-se a utilização de outras técnicas de coleta de dados, como observações sistemáticas das aulas e entrevistas com os alunos e professores da disciplina para que se possa analisar a motivação e os fatores associados a ela de maneira mais aprofundada e contextualizada.

Biografía del autor/a

Marcos Vinícius Lima Santos, Universidade Estadual do Piauí,UESPI

Graduado em Licenciatura Plena em Educação Física da Universidade Estadual do Piauí,UESPI.

Débora Lopes Irene, Universidade Estadual do Piauí,UESPI

Graduada em Licenciatura Plena em Educação Física da Universidade Estadual do Piauí,UESPI.

Luis Eduardo Lima Santos, Universidade Estadual do Piauí,UESPI

Graduado em Licenciatura Plena em Educação Física da Universidade Estadual do Piauí,UESPI.

Thaynara dos Santos Brito, Universidade Estadual do Piauí- UESPI

Graduanda em Licenciatura Plena em Educação Física da Universidade Estadual do Piauí- UESPI.

Galba Coelho Carmo, Universidade Estadual do Piauí- UESPI

Professor do curso de Licenciatura Plena em Educação Física da Universidade Estadual do Piauí- UESPI.

Antonio Francisco Veras de Carvalho, Universidade Estadual do Piauí- UESPI

 Professor do curso de Licenciatura Plena em Educação Física da Universidade Estadual do Piauí- UESPI.

Francisco Evaldo Orsano, Universidade Estadual do Piauí- UESPI.

Professor do curso de Licenciatura Plena em Educação Física da Universidade Estadual do Piauí- UESPI.

Publicado

2023-03-31

Cómo citar

Santos, M. V. L. ., Irene, D. L. ., Santos, L. E. L. ., Brito, T. dos S. ., Carmo, G. C. ., Carvalho, A. F. V. de ., & Orsano, F. E. . (2023). FATORES MOTIVACIONAIS RELACIONADOS À PARTICIPAÇÃO DOS ALUNOS NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA NOS ENSINOS FUNDAMENTAL E MÉDIO. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 9(3), 762–775. https://doi.org/10.51891/rease.v9i3.8795