FATORES MOTIVACIONAIS RELACIONADOS À PARTICIPAÇÃO DOS ALUNOS NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA NOS ENSINOS FUNDAMENTAL E MÉDIO
DOI:
https://doi.org/10.51891/rease.v9i3.8795Palabras clave:
Motivação. Educação física. Ensinos Fundamental e Médio.Resumen
A presente pesquisa pretendeu analisar os motivos que levam os alunos a participarem das aulas de Educação Física escolar nos ensinos fundamental e médio. Participaram da pesquisa 131 alunos, de ambos os sexos, com idade entre 10 e 19 anos. Foi utilizado um questionário sobre os fatores motivacionais que se relacionam com a participação dos alunos nas aulas de Educação Física. Para análise dos dados utilizou-se os procedimentos usuais da estatística descritiva, como distribuição de frequência absoluta (n) e relativa (%). Para testar a associação entre as variáveis qualitativas realizou-se análise bivariada por meio dos testes Qui-quadrado de Pearson e Exato de Fisher. Os dados coletados foram armazenados e organizados em planilha do Excel. Para análise estatística utilizou-se o programa IBM Statistical Package for the Social Sciences versão 20.0. Adotando nível de significância de 5% (p<0,05). Entre as variáveis do questionário sobre fatores motivacionais, houve diferença estatisticamente significativa nos itens “Para aprender novos conhecimentos” (p=0,048) e “Por que sou obrigado” (p=0,013). Verificou-se que os principais fatores motivacionais estavam relacionados com a aprendizagem de novos conhecimentos e habilidades durante as aulas da disciplina e a participação dos alunos nas aulas de Educação Física por obrigação. Recomenda-se a utilização de outras técnicas de coleta de dados, como observações sistemáticas das aulas e entrevistas com os alunos e professores da disciplina para que se possa analisar a motivação e os fatores associados a ela de maneira mais aprofundada e contextualizada.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Categorías
Licencia
Atribuição CC BY