INCLUSÃO: DESAFIOS PARA OS EDUCADORES DA PRIMEIRA INFÂNCIA

Autores/as

  • Celma Cynara de Figueiredo Centro Universitário Cândido Rondon
  • Fátima Cristina Marinho Corrêa Borges Universidade Federal de Mato Grosso
  • Magda de Almeida Florentino FATEB e Instituto PHOENIX

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v9i2.8644

Palabras clave:

Inclusão. Educação. Políticas Públicas.

Resumen

Este artigo discorre sobre as dificuldades enfrentadas pelos professores da educação infantil, diante do desafio de incluir crianças com necessidades educacionais especiais dentro da creche. A Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional nº 9.394/96 estabelece que as pessoas com deficiência, inclusive as portadoras de deficiência, sejam incluídas nas salas de aula e nas escolas de ensino mesmo em instituições de ensino. No entanto, a implementação da lei esbarra em inúmeras dificuldades, pois exige a inclusão de processos amplos de organização pedagógica (planejamento integrado, seleção de métodos que atendam às diferentes necessidades, material e tempo de ensino, entre outros). Visando conhecer como funcionam as Leis e a realidade vivida, iremos analisar e refletir sobre as principais leis e documentos existentes.

Biografía del autor/a

Celma Cynara de Figueiredo, Centro Universitário Cândido Rondon

Licenciada em Pedagogia pela Faculdades Integradas Mato-Grossenses de Ciências Sociais e Humanas - Ano: 2008. Especialista em Educação Infantil e Alfabetização pelo Instituto Cuiabano de Educação (ICE)- Ano: 2010. Licenciada em Bacharel em Enfermagem pelo Centro Universitário Cândido Rondon - Ano: 2013

Fátima Cristina Marinho Corrêa Borges, Universidade Federal de Mato Grosso

Licenciada em Pedagogia das Séries Iniciais pela Universidade Federal de Mato grosso - 2007. Especialista em Línguagem Brasileira de Sinais e Educação Especial pela Faculdade Eficaz Maringá - 2010. Especialista em Docência na Educação Infantil pela Universidade Federal de Mato Grosso – 2014.

Magda de Almeida Florentino, FATEB e Instituto PHOENIX

Licenciada em Pedagogia com Especialidade em Supervisão Escolar pela Universidade de Cuiabá (UNIC) - Ano: 1992. Especialista em Psicopedagogia pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ouro Fino/ MG - Ano: 1995. Licenciada em Formação Pedagógica para Formadores de Educação Profissional (UNISUL) - Ano: 2007. Doutorado em Psicanálise pela ( FATEB e Instituto PHOENIX) em Orlando, Florida - United States - Ano: 2022.

 

Publicado

2023-03-02

Cómo citar

Figueiredo, C. C. de ., Borges, F. C. M. C. ., & Florentino, M. de A. . (2023). INCLUSÃO: DESAFIOS PARA OS EDUCADORES DA PRIMEIRA INFÂNCIA. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 9(2), 1365–1371. https://doi.org/10.51891/rease.v9i2.8644