ANÁLISE DISCURSIVA SOBRE A DISLEXIA: SUAS NUANCES E OS DANOS CAUSADOS NO PROCESSO DE APRENDIZAGEM

Autores/as

  • Josileide Eliodoro de Almeida
  • Diogenes José Gusmao Coutinho Universidade Federal de Pernambuco -UFPE

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v9i2.8523

Palabras clave:

Dislexia. Consciência. Fonológica. Cérebro. Aprendizagem.

Resumen

Este estudo tem como objetivo fazer uma abordagem discursiva acerca da Dislexia, suas nuances e os prejuízos causados no processo de aprendizagem, bem como, mostrar que os professores precisam se conscientizar de que portadores deste transtorno apresentam dificuldades específicas no processamento cognitivo e levam um tempo maior e ritmo diferenciado para aprender. Viu-se ainda com esta pesquisa que o cérebro não só é capaz de produzir novos neurônios, mas também de responder a estímulos do meio ambiente, com um aprendizado que tem a ver com modificações ligados a experiência e modificações que são a expressão da plasticidade intencional. Pode-se ver ainda, que a dificuldade de aprender não é uma situação isolada e que, muitas vezes, são necessários uma avaliação e um diagnóstico de especialistas para o tratamento das desordens desta natureza. Assim, família e escola devem caminhar juntas e o professor ser o mediador de todo o processo educacional para o sucesso da aprendizagem do aluno disléxico.

Biografía del autor/a

Josileide Eliodoro de Almeida

Pedagoga.

Diogenes José Gusmao Coutinho, Universidade Federal de Pernambuco -UFPE

Dr. Biologia pela Universidade Federal de Pernambuco -UFPE.

 

Publicado

2023-02-28

Cómo citar

Almeida, J. E. de ., & Coutinho, D. J. G. . (2023). ANÁLISE DISCURSIVA SOBRE A DISLEXIA: SUAS NUANCES E OS DANOS CAUSADOS NO PROCESSO DE APRENDIZAGEM. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 9(2), 635–655. https://doi.org/10.51891/rease.v9i2.8523