MARCO LEGAL DA EDUCAÇÃO ESPECIAL E INCLUSIVA

Autores/as

  • Olga Maria de Souza Leão Paiva
  • Marilurdes Menezes de Lima
  • Mauro Azevedo
  • Rafael Marques Moraes Galindo
  • Matheus Gelaski da Silva Pessoa
  • Maria Betânia do Nascimento Cantalice
  • Diogenes José Gusmão Coutinho

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v9i2.8422

Palabras clave:

Educação Infantil. Legislação brasileira. Politicas públicas.

Resumen

O objetivo principal desse artigo é trazer a criança para o centro da pauta das discussões, envolvendo nesse contexto, as "três instituições do cidadão": a Família, a Escola e a Igreja, mesmo que ela - a criança -, ainda não figure como prioridade na agenda das políticas públicas das três esferas do poder (União, Estados e Municípios). E também a Educação Infantil à economia, cultura, história, política, saúde e meio-ambiente, situando a educação e o cuidado da primeira infância como ponto estratégico para o desenvolvimento humano e social. Este é o nosso grande desafio!

Biografía del autor/a

Olga Maria de Souza Leão Paiva

Psicóloga, especialista em administração escolar e planejamento educacional.

Marilurdes Menezes de Lima

Doutorando em Educação.

Mauro Azevedo

Prof. Mestre em educação e Doutorando em Educação.

Rafael Marques Moraes Galindo

Biólogo.

Matheus Gelaski da Silva Pessoa

Biólogo.

Maria Betânia do Nascimento Cantalice

Pedagoga, mestra em educação.

Diogenes José Gusmão Coutinho

Doutor em Biologia pela UFPE.

 

Publicado

2023-02-28

Cómo citar

Paiva, O. M. de S. L. ., Lima, M. M. de ., Azevedo, M. ., Galindo, R. M. M. ., Pessoa, M. G. da S. ., Cantalice, M. B. do N. ., & Coutinho, D. J. G. . (2023). MARCO LEGAL DA EDUCAÇÃO ESPECIAL E INCLUSIVA. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 9(2), 161–169. https://doi.org/10.51891/rease.v9i2.8422