USO DO AMSTAR 2 NAS METANÁLISES DE UMA REVISÃO GUARDA-CHUVA SOBRE O MANEJO NÃO FARMACOLÓGICO DA OSTEOARTRITE DOS JOELHOS: UM ESTUDO SECCIONAL

Autores/as

  • Anne Claire Chenu Universidade de Vassouras
  • Carlos Augusto Ferreira de Andrade Universidade de Vassouras

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v9i1.8304

Palabras clave:

AMSTAR 2. Osteoartrite. Risco de viés. Qualidade metodológica. Revisão sistemática.

Resumen

A osteoartrite de joelhos é uma doença que afeta consideravelmente a qualidade de vida. O tratamento com o uso de fármacos ou medidas invasivas causa prejuízos aos doentes, evidenciando a importância do tratamento não farmacológico e não cirúrgico. Neste cenário, a busca por melhores condutas impulsiona o crescente o número de revisões sistemáticas sobre o tema. Contudo, também é observada uma baixa qualidade destas. Sendo assim, esse trabalho busca através do instrumento AMSTAR 2 identificar os possíveis preditores de qualidade bem como descrever o desempenho das metanálises usadas na revisão guarda-chuva “Efeito dos exercícios físicos na dor e na capacidade funcional de pacientes com osteoartrite dos joelhos: uma revisão guarda-chuva”. Este estudo cross seccional foi realizado usando o instrumento AMSTAR 2 e o software MATLAB.  Os estudos foram classificados em alta, moderada, baixa ou criticamente baixa qualidade de acordo com o cumprimento dos domínios críticos e não críticos do instrumento e em sequência foi construído um score de porcentagem da contemplação dos itens do mesmo. Os resultados foram decepcionantes: das 23 revisões analisadas 22 apresentaram-se como criticamente baixa e uma como baixa. Dentre os fatores preditivos constaram como relevantes as Cocrhane reviews, o acesso livre e o financiamento externo. Diante disso é notória a necessidade dos autores de dominarem com maior destreza os pontos-chaves para a elaboração de um resultado com um menor risco de viés e os domínios críticos do instrumento. Posto isso, as conclusões encontradas na revisão guarda-chuva não apresentam relevância significativa, carecendo de novos estudos na área.

Biografía del autor/a

Anne Claire Chenu, Universidade de Vassouras

Discente do Curso de Medicina da Universidade de Vassouras, Vassouras, Rio de Janeiro, Brasil. ORCID: https://orcid.org/0000-0002-0542-3518.

Carlos Augusto Ferreira de Andrade, Universidade de Vassouras

Docente do Curso de Medicina da Universidade de Vassouras, Vassouras, Rio de Janeiro, Brasil. ORCID: 0000-0002-0098-4957.

Publicado

2023-01-31

Cómo citar

Chenu, A. C. ., & Andrade, C. A. F. de . (2023). USO DO AMSTAR 2 NAS METANÁLISES DE UMA REVISÃO GUARDA-CHUVA SOBRE O MANEJO NÃO FARMACOLÓGICO DA OSTEOARTRITE DOS JOELHOS: UM ESTUDO SECCIONAL. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 9(1), 732–759. https://doi.org/10.51891/rease.v9i1.8304