PAPEL SOCIAL DO PROFESSOR COMO AGENTE EDUCADOR
DOI:
https://doi.org/10.51891/rease.v9i1.8136Palabras clave:
Professor. Escola. Educação. Agente educativo.Resumen
Nesta investigação abordou-se a temática do Papel social do professor como agente educador realizado na província do Cuanza-Sul, no município da Cela na Escola do Magistério Primário da Cela em Waku-Kungo. Teve como objectivo geral compreender o papel social do professor como agente educador. Para o alcance dos objectivos propostos nesta pesquisa, empregou-se a metodologia quantitativa, que consistiu segundo Diehl (2004) no uso da quantificação, tanto na colecta quanto no tratamento das informações, utilizando técnicas estatísticas, objetivando resultados que nos ajudaram a evitar possíveis distorções de análise e interpretação, possibilitando uma maior margem de segurança dos factos investigados. Foi um procedimento metodológico importante porque, o seu uso nos ajudou a entender o fenómeno estudado dando-nos dados eficientes a partir dos resultados, oferecendo recomendações aplicáveis a uma população mais ampla, que serviram para a solução do problema ou a tomada de decisões. A população foi de 25 professores da respectiva escola e a amostra foi de 24 professores obtida pela técnica de amostragem probabilística aleatória símples por intermédio da calculadora on-line que corresponde num intervalo de confiança de 95% e numa margem de erro de 5%, isto é, por se tratar de um tipo de amostragem que se baseia em critérios estatísticos estabelecidos. Dos 24 professores que constituíram a nossa amostra nesta pesquisa, todos eles são do sexo masculino, com idade compreendida entre os 30 e 54 anos de idade. Quanto ao estado civil, 4 professores são casados e 20 professores são solteiros. Sobre as habilitações literárias, 2 professores são técnicos médios, 21 professores são licenciados e 1 professor que é mestre. Dos inquiridos 83,3% responderam que a falta da valorização do professor influencia na perca dos valores éticos e morais no professor, 12,5% responderam que a falta de motivação tem sido o factor que influencia directamente no incumprimento do papel social do professor; 75% responderam que é a falta de actualização da categoria salarial e 12,5% responderam que o factor que está na base é a desvalorização da profissão de professor.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Categorías
Licencia
Atribuição CC BY