AUTONOMIA E ESCLARECIMENTO EM PAULO FREIRE: QUESTÕES NECESSÁRIAS À EDUCAÇÃO PAUTADA NA PRÁTICA DA LIBERDADE
DOI:
https://doi.org/10.51891/rease.v7i3.769Palabras clave:
Autonomia. Educação. Esclarecimento. Oprimido.Resumen
O presente artigo tem por objetivo apresentar reflexões sobre autonomia e esclarecimento. Estas duas expressões são essenciais no contexto da educação contemporânea, haja visto que para o ser humano se tornar um ser social e aparentemente livre, ele carece de ser educado e ter consciência do quanto vale a pena a sua independência. Neste sentido, a discussão proposta é relevante num momento em que se vive muito mais a heteronomia do que a autonomia propriamente dita. Autores como Carlos Rodrigues Brandão, Norberto Bobbio, Immanuel Kant e outros foram utilizados neste estudo, porém a ênfase será dada a Paulo Freire. Em Freire, autor considerado como um dos influenciadores do movimento chamado Pedagogia Crítica e um dos mais célebres educadores do Brasil, se encontra o cerne da autonomia, em especial, para aqueles alunos que se matriculam nas instituições de ensino somente na vida adulta. Para ele, a escolarização é o ponto de partida para a conquista do próprio eu, pois ao se autoidentificar o aluno consegue se situar na sociedade de maneira analítica e negar a tudo o que conduz a opressão, evoluindo assim à construção do seu pensamento crítico. Para discutir o referido tema foi realizada uma revisão da literatura, principalmente nas obras Pedagogia do Oprimido e Pedagogia da Autonomia que tratam especificamente de autonomia a partir da condição de opressão. Essas e outras obras do autor trazem contribuições para compreender a importância de se construir uma educação pautada na liberdade, no respeito e na ética, pois só assim os indivíduos serão capazes de perceber e envidar esforços na luta contra as ideologias das classes dominantes e buscarem uma sociedade mais justa e digna para todos.
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