AUTONOMIA E ESCLARECIMENTO EM PAULO FREIRE: QUESTÕES NECESSÁRIAS À EDUCAÇÃO PAUTADA NA PRÁTICA DA LIBERDADE

Autores/as

  • Ana Maria Honorato Borges FACMAIS - Faculdade de Inhumas/GO
  • Euzilene Ferreira de Rezende ACMAIS - Faculdade de Inhumas/GO
  • Ludimila Lemes Arruda Ferreira FACMAIS - Faculdade de Inhumas/GO

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v7i3.769

Palabras clave:

Autonomia. Educação. Esclarecimento. Oprimido.

Resumen

O presente artigo tem por objetivo apresentar reflexões sobre autonomia e esclarecimento. Estas duas expressões são essenciais no contexto da educação contemporânea, haja visto que para o ser humano se tornar um ser social e aparentemente livre, ele carece de ser educado e ter consciência do quanto vale a pena a sua independência. Neste sentido, a discussão proposta é relevante num momento em que se vive muito mais a heteronomia do que a autonomia propriamente dita. Autores como Carlos Rodrigues Brandão, Norberto Bobbio, Immanuel Kant e outros foram utilizados neste estudo, porém a ênfase será dada a Paulo Freire. Em Freire, autor considerado como um dos influenciadores do movimento chamado Pedagogia Crítica e um dos mais célebres educadores do Brasil, se encontra o cerne da autonomia, em especial, para aqueles alunos que se matriculam nas instituições de ensino somente na vida adulta. Para ele, a escolarização é o ponto de partida para a conquista do próprio eu, pois ao se autoidentificar o aluno consegue se situar na sociedade de maneira analítica e negar a tudo o que conduz a opressão, evoluindo assim à construção do seu pensamento crítico. Para discutir o referido tema foi realizada uma revisão da literatura, principalmente nas obras Pedagogia do Oprimido e Pedagogia da Autonomia que tratam especificamente de autonomia a partir da condição de opressão. Essas e outras obras do autor trazem contribuições para compreender a importância de se construir uma educação pautada na liberdade, no respeito e na ética, pois só assim os indivíduos serão capazes de perceber e envidar esforços na luta contra as ideologias das classes dominantes e buscarem uma sociedade mais justa e digna para todos.

Biografía del autor/a

Ana Maria Honorato Borges, FACMAIS - Faculdade de Inhumas/GO

Mestranda em Educação - FACMAIS - Faculdade de Inhumas/GO - E-mail: pleiades.anaborges@gmail.com.

Euzilene Ferreira de Rezende, ACMAIS - Faculdade de Inhumas/GO

Mestranda em Educação - FACMAIS - Faculdade de Inhumas/GO - E-mail: euzilenerezende@hotmail.com.

Ludimila Lemes Arruda Ferreira, FACMAIS - Faculdade de Inhumas/GO

Mestranda em Educação - FACMAIS - Faculdade de Inhumas/GO - E-mail: ludimilalemesarruda@gmail.com.

Publicado

2021-04-01

Cómo citar

Borges, A. M. H. ., Rezende, E. F. de ., & Ferreira, L. L. A. . (2021). AUTONOMIA E ESCLARECIMENTO EM PAULO FREIRE: QUESTÕES NECESSÁRIAS À EDUCAÇÃO PAUTADA NA PRÁTICA DA LIBERDADE. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 7(3), 196–208. https://doi.org/10.51891/rease.v7i3.769