A CONCEPÇÃO DA VANTAGEM COMPETITIVA POR MEIO DA ANÁLISE DE CUSTOS

Autores/as

  • André Luiz Pereira de Lima Universidade Estácio de Sá
  • Taísa Maria Gomes de Lima Must University

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v7i3.767

Palabras clave:

Empresa. Gestão de Custos. Vantagem competitiva.

Resumen

Diante de um mundo competitivo em que a economia se torna cada vez mais globalizada e complexa, as organizações se veem cada vez mais preocupadas para continuarem no mercado e fazer a diferença no ramo de atuação. Assim, é de total importância que as organizações controlem os custos de maneira eficaz e eficiente permitindo a realização das atividades diárias, bem como a realização dos compromissos financeiros. Desta forma, as informações vindas da contabilidade de custos passam a ser cada vez mais relevante no processo de tomada de decisão dentro de qualquer organização.  No que se refere ao objetivo geral, compreender a importância da análise de custo para a criação de vantagem competitiva nas organizações. Em atendimento aos objetivos específicos, identificar os principais métodos de gestão de custos; identificar quais as práticas utilizadas e benefícios alcançados e destacar o propósito da contabilidade de custos para uma organização. No que concerne os métodos adotados para realização da referida pesquisa foram: a pesquisa bibliográfica, exploratória. Os resultados demostram que na contabilidade de custos, os métodos de custeio são importantes na tomada de decisões, pois a partir disso pode-se determinar o preço de certo produto ou serviço. Tendo em vista isso, para a adoção de um método de custeio segundo Costa (2014), a empresa deve buscar um método que atenda ao máximo os seguintes fatores: controle, competitividade, apropriação, legalidade, gerenciamento, planejamento, supervisão, confiabilidade, precisão e comparabilidade.

 

Biografía del autor/a

André Luiz Pereira de Lima, Universidade Estácio de Sá

Engenheiro de Produção e pós- graduando em Engenharia de Segurança do Trabalho pela Universidade Estácio de Sá; Bacharel em Engenheiro de Produção – Centro Universitário INTA – UNINTA. Experiência no setor industrial na área de manutenção e Engenharia. E-mail:  andrelplima0@gmail.com. 

Taísa Maria Gomes de Lima, Must University

Mestranda em Tecnologias Emergentes da Educação pela Must University; Especialista em Gestão de Pessoas (2016) – Universidade Estadual Vale do Acaraú; Bacharel em Administração (2014) -  Faculdade Luciano Feijão. Experiência no setor industriário na área de Recursos Humanos, com atuação nos subsistemas de Departamento Pessoal e Desenvolvimento. E-mail: taisagomes@hotmail.com.

Publicado

2021-04-01

Cómo citar

Lima, A. L. P. de ., & Lima, T. M. G. de . (2021). A CONCEPÇÃO DA VANTAGEM COMPETITIVA POR MEIO DA ANÁLISE DE CUSTOS. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 7(3), 182–187. https://doi.org/10.51891/rease.v7i3.767