A ATUAÇÃO DO PROJETO GRUPO DE APOIO EM MATEMÁTICA NO PERÍODO 2010-2020: PRINCIPAIS AÇÕES E RESULTADOS
DOI:
https://doi.org/10.51891/rease.v7i3.756Palabras clave:
Permanência acadêmica. Ensino e aprendizagem. Cálculo Diferencial e Integral.Resumen
É inegável que as universidades federais brasileiras passaram, nas últimas duas décadas, por um período de profundas transformações. Por meio da implementação do Plano de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais, foram realizados significativos investimentos, visando ampliar o acesso e a permanência dos estudantes nas Instituições de Ensino Superior Federais. A criação de novos cursos e a abertura de novas vagas convidaram essas instituições a implementar novas ações, visando oferecer apoio aos estudantes ingressantes. Na Universidade Federal de Pelotas, um grupo de professores criou, em 2010, o Projeto GAMA: Grupo de Apoio em Matemática, com o objetivo inicial de suprir carências de aprendizagem matemática oriundas dos níveis fundamental e médio, bem como auxiliar a aprendizagem matemática dos estudantes ao longo da graduação. Esta pesquisa tem o objetivo de apresentar e analisar as principais frentes de atuação e os principais resultados obtidos no período de 2010 a 2020. A coleta de dados teve como fonte os relatórios anuais e publicações na página institucional do grupo. Trata-se, portanto, de uma pesquisa documental e longitudinal. Os resultados apontaram que neste período houve uma significativa diversificação na quantidade e na natureza das atividades desenvolvidas. Através de atividades de ensino, pesquisa e extensão, o GAMA implementou novas ações e agregou novas metodologias de ensino, promovendo a cultura do “aprender a aprender”. Ao proporcionar apoio em matemática a cerca de 500 alunos por semestre, em média, o grupo vem se destacando pela sua atuação na linha de frente no combate à evasão e retenção e é considerado, atualmente, um projeto estratégico institucional.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Categorías
Licencia
Atribuição CC BY