A MARGEM DE CONTRIBUIÇÃO COMO MÉTRICA DE PRECIFICAÇÃO VISANDO LUCRO PARA A EMPRESA
DOI:
https://doi.org/10.51891/rease.v8i10.7491Palabras clave:
Métrica. Precificação. Margem. Contribuição. Vantagens.Resumen
O presente estudo apresenta a Margem de Contribuição, métrica para precificação de produtos e serviços, como o método mais eficaz, vantajoso e lucrativo para a empresa. Sendo assim, objetiva-se explicitar de forma teórica que essa metodologia é a mais vantajosa, expondo, ao final, entrevistas realizadas com alguns empreendedores da cidade de Sertanópolis, Paraná, que contribuem para o posicionamento adotado nesse trabalho. Para tanto, faz-se necessário expor o porquê de formar preço para produção e circulação de bens ou serviços ser indispensável e relevante para as empresas. Serão indicadas outras métricas de precificação, como o Mark-up e a precificação baseada na concorrência para que, na sequência, a Margem de Contribuição seja abordada. Ao final, as entrevistas realizadas serão apresentadas objetivamente, de modo que corroborem para a conclusão e que a Margem de Contribuição é um método eficaz e vantajoso para as empresas precificarem seus produtos e serviços. A metodologia utilizada na presente pesquisa foi a descritiva explicativa, a partir da revisão de bibliografias já existentes, além da experimental que colheu o depoimento de alguns empreendedores de Sertanópolis/PR. Ao final, constatou-se que a Margem de Contribuição é a métrica mais benéfica para precificação, pois não utiliza custos fixos na formação de preço, tornando-o competitivo, além de fornecer o faturamento mínimo necessário para compensar os custos fixos e variáveis sem causar prejuízo à empresa, além de ser um indicador que contribui para a tomada de decisão pelos administradores, gestores e sócios de uma empresa, impactando positivamente no sucesso e crescimento saudável dessa.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Categorías
Licencia
Atribuição CC BY