TDI OR TEACHER? TRAJECTORIES AND IDENTITIES IN PROFESSIONALS GIVES CHILD EDUCATION IN A CRÈCHE IN THE MUNICIPALITY OF CUIABA

Autores/as

  • Rafael de Arruda Falcão Neto Universidade Federal de Mato Grosso- UFMT
  • Anne Karoline Oliveira Ferreira da Silva Universidade Federal de Mato Grosso - UFMT
  • Márcia Regina de Assis Danelichem Faculdade Educacional da Lapa- Fael

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v8i10.7291

Palabras clave:

Selecionado:Identity Professional. TDI. Education Childish.

Resumen

Este artigo é resultado de uma pesquisa realizada no Curso de Especialização em Docência na Educação Infantil do Instituto de Educação da Universidade Federal de Mato Grosso - UFMT. O tema da pesquisa foram as identidades profissionais dos Técnicos em Desenvolvimento Infantil - TDIs, que atuam na cidade de Cuiabá. A pesquisa teve como objetivo buscar respostas para a seguinte questão: Como se demarcam as trajetórias e identidades profissionais dos Técnicos de Desenvolvimento Infantil - TDIs que atuam em uma creche de Cuiabá? Para buscar respostas para o problema anunciado, escolhi como objetivo geral compreender, discutir e refletir sobre os caminhos pessoais e formativos que levaram os TDIs à educação infantil, bem como os fatores que o levaram a permanecer na profissão destacando elementos de seus respectivos. Ao realizar esta pesquisa tive a oportunidade de fazer uma observação sobre a profissão de TDI no Município de Cuiabá, seus anseios, as leis que regulamentam a profissão, políticas públicas para a profissão de TDI e uma grande dúvida que ainda os profissionais têm consigo, pois esses profissionais não são considerados professores, pois planejam e realizam as mesmas tarefas de um professor de sala de aula além de cuidar. A pesquisa mostrou que os TDIs, mesmo tendo clareza sobre sua condição profissional como técnicos, consideram-se professores pelas funções que exercem nas creches; buscaram qualificação profissional para atuar como professores e se revelam muito comprometidos com a perspectiva de desenvolver o trabalho dos educadores para além do papel de cuidador que tradicionalmente lhes foi atribuído.

Biografía del autor/a

Rafael de Arruda Falcão Neto, Universidade Federal de Mato Grosso- UFMT

Mestrado em Relaçoes Internacionais pela Learnecefe no ano 2012. Especialista educação infantil pela UFMT em 26 de Março de 2015. Licenciatura em Pedagogia para a Educação Infantil, pela UFMT no ano de 2010.

Anne Karoline Oliveira Ferreira da Silva, Universidade Federal de Mato Grosso - UFMT

Especialista em Educação Especial com ênfase em inclusão. Ano 2016. Promovida pela Faculdades Integradas de Várzea Grande - FIAVEC/Especialista em Artes Visuaus. Ano 2018. Promovida pela Faculdade INVEST de ciências e tecnologia/Licenciatura em Pedagogia . Ano 2013. Promovida pela Universidade Federal de Mato Grosso - UFMT. E-mail: anneksilva2016@gmail.com e annekpretinha82@hotmail.com

Márcia Regina de Assis Danelichem, Faculdade Educacional da Lapa- Fael

Especialista em Educação Infantil pela Faculdade Educacional da Lapa - Fael, no ano de 2021. Licenciatura em Pedagogia pela Fael - PR, ano de 2017. Licenciatura em Letras - Português pela Fael - PR no ano de 2019. E-mail: marcia.danelichen@gmail.com

 

Publicado

2022-11-03

Cómo citar

Falcão Neto, R. de A. ., Silva, A. K. O. F. da ., & Danelichem, M. R. de A. . (2022). TDI OR TEACHER? TRAJECTORIES AND IDENTITIES IN PROFESSIONALS GIVES CHILD EDUCATION IN A CRÈCHE IN THE MUNICIPALITY OF CUIABA. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 8(10), 1801–1820. https://doi.org/10.51891/rease.v8i10.7291