TDI OR TEACHER? TRAJECTORIES AND IDENTITIES IN PROFESSIONALS GIVES CHILD EDUCATION IN A CRÈCHE IN THE MUNICIPALITY OF CUIABA
DOI:
https://doi.org/10.51891/rease.v8i10.7291Palabras clave:
Selecionado:Identity Professional. TDI. Education Childish.Resumen
Este artigo é resultado de uma pesquisa realizada no Curso de Especialização em Docência na Educação Infantil do Instituto de Educação da Universidade Federal de Mato Grosso - UFMT. O tema da pesquisa foram as identidades profissionais dos Técnicos em Desenvolvimento Infantil - TDIs, que atuam na cidade de Cuiabá. A pesquisa teve como objetivo buscar respostas para a seguinte questão: Como se demarcam as trajetórias e identidades profissionais dos Técnicos de Desenvolvimento Infantil - TDIs que atuam em uma creche de Cuiabá? Para buscar respostas para o problema anunciado, escolhi como objetivo geral compreender, discutir e refletir sobre os caminhos pessoais e formativos que levaram os TDIs à educação infantil, bem como os fatores que o levaram a permanecer na profissão destacando elementos de seus respectivos. Ao realizar esta pesquisa tive a oportunidade de fazer uma observação sobre a profissão de TDI no Município de Cuiabá, seus anseios, as leis que regulamentam a profissão, políticas públicas para a profissão de TDI e uma grande dúvida que ainda os profissionais têm consigo, pois esses profissionais não são considerados professores, pois planejam e realizam as mesmas tarefas de um professor de sala de aula além de cuidar. A pesquisa mostrou que os TDIs, mesmo tendo clareza sobre sua condição profissional como técnicos, consideram-se professores pelas funções que exercem nas creches; buscaram qualificação profissional para atuar como professores e se revelam muito comprometidos com a perspectiva de desenvolver o trabalho dos educadores para além do papel de cuidador que tradicionalmente lhes foi atribuído.
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