CARACTERIZAÇÃO DOS GRUPOS DE PESQUISA EM ALFABETIZAÇÃO E INICIAÇÃO CIENTÍFICA NA EDUCAÇÃO BÁSICA
DOI:
https://doi.org/10.51891/rease.v8i10.7139Palabras clave:
Diretório dos Grupos de Pesquisa. Educação Básica. Iniciação científica. Plataforma Lattes.Resumen
O objetivo foi caracterizar os grupos de pesquisa em alfabetização e iniciação científica na educação básica nacional, a composição dos seus pesquisadores, além das produções científicas, registrados no Diretório dos Grupos de Pesquisa (DGP) do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). A coleta de dados ocorreu nos meses de outubro e novembro de 2020 a partir de busca nos dados públicos no site do DGP e nos Currículos Lattes dos líderes de grupo. A partir dos descritores utilizados foram encontrados 119 grupos sendo que após uma triagem restaram 43. Desses 30%(n=13) encontram-se localizados no sudeste do país e 88%(n=38) deles são vinculados à instituições de ensino superior federais. Cem por cento dos grupos são liderados por pesquisadores doutores, mas a participação de mestres, técnicos e estudantes também é significativa. O resultado mostrou ainda, nestas linhas de pesquisa, que a participação feminina na liderança de grupos de pesquisa é bastante representativa e vem crescendo nos últimos anos em quantidade e qualidade, como na divulgação e comunicação científica em publicação de artigos, livros e periódicos.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Categorías
Licencia
Atribuição CC BY