A EDUCAÇÃO INFANTIL E DESENVOLVIMENTO E APRENDIZAGEM DAS CRIANÇAS

Autores/as

  • Jaqueline Maria da Silva
  • Luender Bruno dos Santos Almeida
  • Renata Carvalho da Silva Fernandes
  • Rosinei Pereira da Silva
  • Suzana Vieira de Assunção
  • Suzinéia Fátima dos Santos Santiago

Palabras clave:

Aprendizagem das crianças. Desenvolvimento. Educação Infantil.

Resumen

O objetivo deste livro é mostrar a importância da educação infantil para o desenvolvimento e a aprendizagem das crianças. A pesquisa começou com inquietações, convivendo e participando do desenvolvimento de crianças de até cinco anos.

O mesmo foi desenvolvido por meio de leituras bibliográficas para compreender melhor os fenômenos sociais da educação infantil. Fez um olhar histórico sobre o conceito de infância nas sociedades passadas, mostrando a criança como um adulto em miniatura.

Nas sociedades de hoje, porém, pode-se ver uma infância sobrecarregada de tarefas, que muitas vezes esquece suas características especiais na infância. Também apresenta brevemente a história da educação no Brasil e sua constituição como educação básica, discute o papel pedagógico da prática pedagógica e a formação de professores para esses primeiros anos de vida, a partir da prática pedagógica e da formação docente, enfatizando e. uma relação natural que cuida, educa e brinca.

Ressalta que todo cuidado infantil deve ser lúdico e dinâmico, para que a criança alcance desenvolvimento, integração e socialização em seu ensino e aprendizagem. Falando em infância, não se pode deixar de sublinhar a importância da educação infantil nos últimos anos de vida da criança como importante influência no ensino e na aprendizagem.

Na sociedade atual nos perguntam o que é a infância e como a vemos hoje, que qualidades atribuímos a ela, discutimos a reinvenção da infância para entender melhor onde o adulto é responsável pela sobrevivência e atividade, a sociedade atual deve vê-la em seu próprio. características, mas é caracterizada pela intolerância dos adultos em relação às tarefas, uma infância saudável, com significados e aprendizados deve ser protegida. Vendo a criança e a infância de forma diferente, a sociedade atual quer pedir sua participação e integração no meio ambiente, o papel da família e da escola é deixar que gerenciem seus conhecimentos e sejam valorizados. O que vemos agora é a infância da vida moderna em uma sociedade de globalização e mudança total, é um ser único, completo e ao mesmo tempo em crescimento e desenvolvimento, onde suas características estão em uma mudança completa que ocorre tanto no físico. lado e o lado cognitivo infantil.

A educação infantil passou a integrar a educação básica, que oferece oportunidades de aprendizagem com profissionais de alta qualidade e ambientes educados. Esta instituição tem caráter pedagógico, projetos e uma prática crítica e reflexiva com a criança. É a qualidade da educação infantil e seus princípios pedagógicos, que são os principais fatores de ensino e aprendizagem, definidos na Organização do Referencial Curricular Nacional da Educação Infantil (1998), que visa cuidar e fomentar a participação da criança. e aprendizado.

Acredita-se que com a realização deste trabalho, o conhecimento se expandirá, possibilitando realizar a prática educativa com uma visão mais sustentável, bastante profissional e científica, olhando a pedagogia como ciência da educação e ciência da educação. na sua especificidade. No que se refere à dimensão científica, este estudo se propõe a aprofundar o assunto, pois se trata de uma perspectiva pluralista na qual a criança participa, entre o reconhecimento formal e o progresso científico.

A sociedade atual quer contribuir para uma melhor compreensão, avaliação e participação social e educação infantil por meio de políticas públicas infantis e propostas pedagógicas que possam promover o desenvolvimento de um trabalho de qualidade e que respeite a criança e sua singularidade. Assim sendo, “a educação infantil será norteada, então, por um caráter educacional que promova o desenvolvimento integral da criança em suas diferentes e complementares perspectivas” (ANGOTTI, 2006, p. 18).

Assim, esta fase da educação básica é finalmente compreendida e desenvolvida de tal forma que a criança é vista e criada como sujeito de valores e respeito com sua singularidade, independência e habilidades cognitivas, físicas e sociais.                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                               As autoras!

Publicado

2022-10-25

Cómo citar

Silva, J. M. da ., Almeida, L. B. dos S. ., Fernandes, R. C. da S. ., Silva, R. P. da ., Assunção, S. V. de ., & Santiago, S. F. dos S. . (2022). A EDUCAÇÃO INFANTIL E DESENVOLVIMENTO E APRENDIZAGEM DAS CRIANÇAS. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 14–84. Recuperado a partir de https://periodicorease.pro.br/rease/article/view/7132

Número

Sección

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