O COTIDIANO ESCOLAR E OS PROCESSOS DE GESTÃO: ESTUDO DE CASO

Autores/as

  • Marivete Canal Marchezi

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v8i9.6913

Palabras clave:

Ensino Remoto. Pandemia. Currículo Escolar.

Resumen

A cada novo ano letivo, novas espectativas, novas estratégias, novos objetivos. Espera-se que o desenrolar do planejamento ocorra de forma tranquila e sem intercorrências, porém, interferências podem se apresentar no decorrer do percurso. Foi o que ocorreu no ano de dois mil e vinte, quando o mundo foi surpreendido por uma pandemia ocasionada pela disseminação de um novo vírus do gênero Coronavírus, que ficou popularmente conhecido como Covid-19. Pela necessidade de distanciamento social, a pandemia ocasionou o fechamento dos estabelecimentos, entre eles, as escolas. O ensino precisou se reinventar, as aulas passaram a ser ministradas totalmente de forma remota, sendo um desafio para alunos, pais e professores. Diante da situação que se apresentou foi realizado um estudo de caso o qual teve por objetivo geral de elucidar como os professores e gestores adaptaram-se às mudanças impostas para evitar a contaminação pelo Covid-19. E ainda como objetivos específicos identificar as estratégias adotadas pelos gestores e professores para darem continuidade às aulas durante o distanciamento social, conhecer as dificuldades encontradas nessa readaptação e verificar as surpresas obtidas nesta forma diferenciada de desenvolver as aulas. Para tal foi utilizada a metodologia de estudo de caso no qual foram entrevistados os professores e a direção de uma escola pública estadual, por meio de um questionário eletrônico. Os resultados foram analisados a partir de três categorias, sendo elas, o currículo escolar, a gestão escolar e o Projeto Político-Pedagógico, tendo como aporte teórico a Constituição da República Federativa do Brasil (1988), a Lei de Diretrizes e Bases Nacional de Educação (1996), Gadotti (1994), Libâneo (2007), Paro (2020), Silva (2010), Veiga (2020), entre outros. No estudo pode-se perceber quão desafiadora é a adaptação a uma excepcionalidade até então nunca vivida.

Biografía del autor/a

Marivete Canal Marchezi

E-mail: mari@marchezi.com.br.

 

Publicado

2022-09-30

Cómo citar

Marchezi, M. C. . (2022). O COTIDIANO ESCOLAR E OS PROCESSOS DE GESTÃO: ESTUDO DE CASO. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 8(9), 827–840. https://doi.org/10.51891/rease.v8i9.6913