AS MANIFESTAÇÕES DAS CRIANÇAS DE TRÊS ANOS NOS CANTINHOS TEMÁTICOS DE UMA SALA DE AULA DE EDUCAÇÃO INFANTIL

Autores/as

  • Débora Cristina Pardinho de Oliveira Silva Universidade Federal de Mato Grosso- UFMT

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v8i8.6472

Palabras clave:

Educação Infantil. Espaço. Cantinho.

Resumen

O presente trabalho busca responder como crianças de 03 anos se manifestam nos cantinhos temáticos em uma sala de aula da educação infantil. Apresenta como objetivo geral analisar a organização dos cantinhos temáticos em uma sala de aula da educação infantil para atingir nosso objetivo geral traçamos como objetivos específicos: Identificar os cantinhos que as crianças mais gostam de brincar e Identificar as possíveis modificações para tornar os cantinhos mais atraentes para as crianças brincarem.Para a coletar de dados foi oportunizado pela pesquisadora um ambiente lúdico e seguro, através dos cantinhos temáticos, incentivando e estimulando diversos tipos de aprendizagens. Utilizamos estudos de alguns pensadores a fim de mostrar qual a importância de se trabalhar com cantinhos e a organização dos espaços e do tempo nas salas de educação infantil. Esta pesquisa foi de cunho qualitativo, na qual se buscou diferenciar conceitos como a infância, a criança, a educação infantil e os cantinhos temáticos na educação infantil. Os resultados dos estudos permitiram, confirmar a relevância e o papel do lúdico nesta etapa da vida, as crianças apresentaram interesses mais nos cantinhos do faz de conta, cantinhos da beleza e cantinhos da história, onde delimitamos de forma mais objetiva a necessidade e importância da organização dos espaços para o desenvolvimento e aprendizagem das crianças.

Biografía del autor/a

Débora Cristina Pardinho de Oliveira Silva, Universidade Federal de Mato Grosso- UFMT

Especialista em Docência na Educação Infantil. Ano 2017. Promovida pela Universidade Federal de Mato Grosso. UFMT. Licenciatura em Pedagogia. Ano 2014. Promovida pela Universidade Federal de Mato Grosso. UFMT. E-mail: pardinhodeb123@gmail.com. 

 

 

Publicado

2022-08-31

Cómo citar

Silva, D. C. P. de O. . (2022). AS MANIFESTAÇÕES DAS CRIANÇAS DE TRÊS ANOS NOS CANTINHOS TEMÁTICOS DE UMA SALA DE AULA DE EDUCAÇÃO INFANTIL. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 8(8), 251–276. https://doi.org/10.51891/rease.v8i8.6472