UM OLHAR PSICOPEDAGÓGICO PARA AS DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM DA LEITURA E DA ESCRITA

Autores/as

  • Janielson dos Santos Instituto Federal de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v8i7.6401

Palabras clave:

Leitura. Escrita. Dificuldades de Aprendizagem. Psicopedagogo.

Resumen

As dificuldades de aprendizagem afetam um grande número de crianças e, muitas vezes o que começa com uma dificuldade aparentemente leve pode acabar precisando de acompanhamento profissional. É importante que os pais e professores não sejam equivocados ao descobrirem que a criança apresentada limitações no processo de aprendizagem para não patologizar a criança e tornar essa dificuldade em aprender determinada habilidade um transtorno na vida da criança. Diante das dificuldades o psicopedagogo deve ter de antemão uma apresentação das possíveis dificuldades, seja pelos pais ou professores, pois somente com essa orientação este profissional traçará uma estratégia que estabeleça o método mais indicado para o caso. O objetivo deste trabalho discutir sobre as dificuldades de aprendizagem na leitura e na escrita sob o olhar da psicopedagogia. Trata-se de uma revisão de literatura com base em autores que já abordaram sobre este tema. Conclui-se diante das dificuldades de aprendizagens na leitura e na escrita o psicopedagogo tem como papel: ouvir, diagnosticar, propor, falar e encaminhar de modo correto o aluno para profissionais quando perceber a real necessidade.

Biografía del autor/a

Janielson dos Santos, Instituto Federal de São Paulo

Enfermeiro(FS) e licenciado em Enfermagem pelo Instituto Federal de São Paulo. Graduado em Pedagogia(UNICID). Filosofia(UNIÍTALO). História (UNIFIEO) e Ciências Biológicas pelo Centro Universitário de Jales. Especialista em Docência em Enfermagem(UAM). Psicopedagogia Institucional(FAUP). saúde pública e PSF para Enfermeiros(Faculdade Dom Alberto). Filosofia e Autoconhecimento(UNIFAVINI). e em psicanálise clínica e intervenções clínicas(FACULDADE DE GOVERNANÇA, ENGENHARIA E EDUCAÇÃO DE SÃO PAULO, FGE-SP).  Coordenador Técnico no Colégio Técnico Brasília- Philadelphia Cursos Técnicos, e Professor de Ciências no Colégio Global-Sistema Mackenzie, possui experiência em Enfermagem e Educação. http://lattes.cnpq.br/0145828079331717. E-mail: janielsonetecenfermagem@hotmail.com.

Publicado

2022-07-30

Cómo citar

Santos, J. dos . (2022). UM OLHAR PSICOPEDAGÓGICO PARA AS DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM DA LEITURA E DA ESCRITA. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 8(7), 1166–1182. https://doi.org/10.51891/rease.v8i7.6401