RESULTADO DO SAEB: POSSIBILIDADES NO DESENVOLVIMENTO DE ESTRATÉGIAS DE AVALIAÇÃO ESCOLAR DA MATEMÁTICA NO ENSINO MÉDIO NO ESTADO DO AMAZONAS

Autores/as

  • Hellen Grace Melo Gomes Secretaria de Estado de Educação e Qualidade de Ensino do Amazonas

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v8i6.6134

Palabras clave:

Aneb. Prova Brasil. SAEB. Matemática.

Resumen

Esse estudo propõe uma abordagem inovadora e holística na avaliação escolar da matemática a partir da contextualização dos resultados da Avaliação Nacional da Educação Básica(ANEB) e da Avaliação Nacional do Rendimento Escolar (Anres), também conhecida como Prova Brasil) para alunos do ensino médio no estado do Amazonas. Essas avaliações, compõem o Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb). Caracteriza-se a ANEB e a Prova Brasil, como forma de se correlacionar  os dados obtidos por escolas do estado do Amazonas nas últimas avaliações e assim inferir sobre a que formas essas podem serem utilizados como estratégia de avaliação da matemática. Utiliza-se a abordagem qualitativa, com fins exploratórios e como instrumentos de coleta de dados a pesquisa bibliográfica de publicações impressas e eletrônicas publicadas no período de 2010 a 2019, exceto quando se trata da legislação, com a inferência  dessa autora. O marco teórico está embasado em teóricos e pesquisadores como Moraes (2012), Lacruz; Américo; Carniel (2019), Arroyo (2014) e Luckesi (2015). Conclui-se que sem uma contextualização da avaliação escolar em Matemática correlacionando-a com as avaliações em larga escala, do Saeb e das mudanças na legislação ocorridas desde 2016 não se poderá mudar a atual realidade vivenciada no Ensino Médio no Brasil, para isso a busca de novos métodos avaliativos e a inovação no processo de ensinar e avaliar são essências para se ter uma educação de qualidade.

Biografía del autor/a

Hellen Grace Melo Gomes, Secretaria de Estado de Educação e Qualidade de Ensino do Amazonas

Mestre em Gestão e Avaliação da Educação Pública. Secretaria de Estado de Educação e Qualidade de Ensino do Amazonas - SEDUC/AM. E-mail: hellengrace13@gmail.com.

Publicado

2022-07-07

Cómo citar

Gomes, H. G. M. . (2022). RESULTADO DO SAEB: POSSIBILIDADES NO DESENVOLVIMENTO DE ESTRATÉGIAS DE AVALIAÇÃO ESCOLAR DA MATEMÁTICA NO ENSINO MÉDIO NO ESTADO DO AMAZONAS. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 8(6), 1831–1846. https://doi.org/10.51891/rease.v8i6.6134