Neuropedagogia: Múltiplos olhares sobre o conceito de inteligência

Autores/as

  • Hebert Balieiro Teixeira Universidade do Estado do Amazonas – UEA
  • Evandro Ghedin, Universidade Federal do Amazonas- UFAM

Palabras clave:

Neuropedagogia. Conceito de inteligência. Inteligência. Processo de ensino-aprendizagem. Didática.

Resumen

 

Trata-se de pesquisa básica e tecnológica aplicada na área da formação de professores e no ensino de Ciências que toma as Neurociências, as Ciências Cognitivas e a Filosofia da Mente como epistemologias estruturantes para elaboração dos fundamentos teórico-práticos da Neuropedagogia. O que se propõe é uma aproximação multi-transdiciplinar do ensino-aprendizagem a partir das Neurociências aplicada à educação/ensino sob enfoque biológico, Neurológico, Psicológico e Filosófico, voltado para aquisição de informações e ampliação do conceito de inteligência. Esta pesquisa desenha-se em um movimento da fenomenologia dos processos cognitivos para uma fenomenologia dos processos educativos a um produto Neuropedagógico do ensino de Ciências. O processo proposto alia explicação e compreensão em torno de uma teorização dos processos cerebrais e sua (auto) organização. Para a construção do primeiro capítulo partiu-se de um levantamento sobre o conhecimento produzido e publicado em livros e periódicos científicos nas áreas das Neurociências, Ciências Cognitivas e Filosofia da Mente nos últimos 20 anos, buscando compreender o processo neurológico da aquisição da inteligência, sendo esta questão de suma importância a este estudo, fundamentando-o teoricamente no intuito de analisar as várias concepções de inteligência e sua influência no processo didático-pedagógico para uma Neuropedagogia. No segundo capítulo procurou-se analisar a relação entre a teoria subjetiva da professora a respeito do tema pesquisado e a sua prática pedagógica. Através da presente pesquisa podemos destacar a importância da compreensão dos vários conceitos de inteligência para a práxis didático pedagógico da aprendizagem no ensino das Ciências, mas considerando o estado atual do conhecimento das Ciências anteriormente mencionadas e o modo como professores e professoras operam no espaço do ensino, fica evidente o distanciamento entre essas realidades, visto que muitos dos professores não conhecem os conceitos neurológicos do cérebro para proporcionar ao estudante um estímulo para uma melhor aprendizagem.

 

 

 

 

Biografía del autor/a

Hebert Balieiro Teixeira, Universidade do Estado do Amazonas – UEA

Licenciado em Pedagogia, pela Escola Normal Superior, da Universidade do Estado do Amazonas – UEA. Especialista em Gestão Escolar pelo Instituto Dados da Amazônia - IDAAM e Universidade Gama Filho. Mestre em Educação em Ciências pela Universidade do Estado do Amazonas- UEA. Professor/Pedagogo - SEMED. 

Evandro Ghedin,, Universidade Federal do Amazonas- UFAM

Professor Titular-Livre da Faculdade de Educação da Universidade Federal do Amazonas (UFAM). Possui Pós-doutorado em Didática pela Faculdade de Educação da USP (2010). É Doutor em Filosofia da Educação pela USP (2004). Mestre em Educação pela UFAM (2000). Especialista em Antropologia da Amazônia pela UFAM. Especialista em Filosofia e Existência pela Universidade Católica de Brasília (UCB). Graduado em Filosofia pela UCB (1995). Professor Pesquisador na Rede Amazônica de Educação em Ciências e Matemática (REAMEC). Professor Permanente no PPGE-UFAM. Professor Permanente na EDUCANORTE. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação em Ciências, atuando principalmente nos seguintes temas: Didática e Formação de Professores; Metodologia da Pesquisa em Educação; Epistemologia; Educação em ciências; Filosofia da Educação. Atuou na Educação Básica da Rede Pública e Privada por 5 anos. É professor Universitário desde

Publicado

2022-06-29

Cómo citar

Teixeira, H. B. ., & Ghedin, E. . (2022). Neuropedagogia: Múltiplos olhares sobre o conceito de inteligência. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 12–78. Recuperado a partir de https://periodicorease.pro.br/rease/article/view/6074

Número

Sección

E-books

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