POTENCIALIDADE PEDAGÓGICA DE DISPOSITIVOS ELETRÔNICOS NO ENSINO FORMAL DOS ALUNOS DE NÍVEL TÉCNICO DA ESCOLA DE MÚSICA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ (EMUFPA)

Autores/as

  • Luiz Otávio Albuquerque Universidade Federal do Pará
  • Andresa Harada Universidade Federal do Pará

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v8i6.5812

Palabras clave:

Tecnologia. Aplicativo. Docentes. Teoria. Música.

Resumen

A pesquisa sob o título Potencialidade pedagógica de dispositivos eletrônicos no ensino formal dos alunos de nível técnico da escola de música da universidade federal do Pará (EMUFPA). O contexto provocativo ao estudo foi subsidiado por leituras referente aos avanços tecnológicos e adaptações pedagógicas no ensino formal na aprendizagem de música, que têm ocorrido em paralelo ao ensino tradicional de música. As observações empíricas iniciais sinalizam um descompasso entre o tradicionalismo do ensino de música e a inclusão pedagógica de dispositivos eletrônicos. A questão nuclear da pesquisa consiste: qual a potencialidade pedagógica do uso de dispositivos eletrônicos na aprendizagem formal de música? Por decorrência lógica, as variáveis constitutivas do objeto de estudo são respectivamente: uso pedagógico de dispositivos eletrônicos e resultantes na aprendizagem musical. Trata-se de estudo descritivo analítico. Os fundamentos teóricos são pendulares entre paradigma da complexidade requerendo uma visão mais sistêmica e configurações pedagógicas frente a absorção de novas tecnológicas eletrônicas na área musical. A metodologia investigativa tem por instrumento de obtenção de dados: questionários semiestruturados que possa esclarecer a aplicabilidade do dispositivo eletrônico no dia a dia do aluno, sendo utilizado pelo professor para gerar uma harmonia entre a didática de ensino mais atualizada, maior interesse nas aulas e concentração e conectividade com o mundo. Tendo dois segmentos básicos: docentes e dissentes. Os resultantes possíveis se expressam num traçar paralelo entre tradicionalismo pedagógico no ensino da música frente a emergência de dispositivos que estão sendo usados por docentes e mesmo por discentes de forma voluntária, sem uma devida orientação podendo evitar um possível desgaste em sua aplicabilidade.

Biografía del autor/a

Luiz Otávio Albuquerque, Universidade Federal do Pará

Professor da Escola de Música da Universidade Federal do Pará - (EMUFPA) UFPA.

Publicado

2022-06-30

Cómo citar

Albuquerque, L. O. ., & Harada, A. . (2022). POTENCIALIDADE PEDAGÓGICA DE DISPOSITIVOS ELETRÔNICOS NO ENSINO FORMAL DOS ALUNOS DE NÍVEL TÉCNICO DA ESCOLA DE MÚSICA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ (EMUFPA). Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 8(6), 252–262. https://doi.org/10.51891/rease.v8i6.5812