ABORDAGEM DE CRIANÇAS AUTISTAS EM ODONTOPEDIATRIA: UMA REVISÃO DE LITERATURA
DOI:
https://doi.org/10.51891/rease.v8i5.5563Palabras clave:
Transtorno do Espectro Autista. Prevenção. Condicionamento Psicológico. Odontopediatria.Resumen
O Transtorno do Espectro Autista (TEA) é uma condição de saúde caracterizada pelo déficit na socialização e comunicação verbal e não verbal; e comportamental. Sua etiologia está relacionada a fatores genéticos e ambientais. No Brasil, estima-se que, aproximadamente, 600 mil pessoas sejam autistas. O tratamento odontológico em pacientes autistas é considerado desafiador tanto para os pais quanto para os profissionais. Diante disso, o objetivo desse trabalho foi realizar uma Revisão de Literatura sobre o atendimento odontológico em crianças diagnosticadas com TEA. Uma busca nas Bases de Dados Biblioteca Virtual em Saúde e Google Acadêmico foi realizada a fim de responder a seguinte pergunta: ‘Como deve ser o atendimento odontológico em crianças com Transtorno do Espectro Autista?’. O paciente autista precisa ser assistido por uma equipe multidisciplinar. É importante que haja uma abordagem precoce a fim de estabelecer o contato do autista com o profissional e evitar muitos problemas bucais, uma vez que os pais serão instruídos a cuidar da higiene bucal das crianças. As principais técnicas de abordagem de Odontopediatria podem ser utilizadas, tais como: dizer-mostrar-fazer, distração, dessensibilização, controle de voz, reforço positivo e modelação. Existem alguns métodos específicos para pacientes autistas, que auxiliam o cirurgião-dentista durante o tratamento, são eles: Picture Exchange Communication System (PECS); Applied Behavior Analysis (ABA) e o Treatment and Education of Autistic and Related Communication Handicapped Children (TEACCH). Portanto, o profissional precisa conhecer as principais características do paciente autista, orientar os pais/responsáveis e cuidadores quanto à prevenção, técnicas de escovação e dieta; com relação ao atendimento odontopediátrico, pode-se lançar mão de técnicas de condicionamento psicológico não-farmacológico e PECS, ABA ou TEACCH.
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