O PLANEJAMENTO NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA À LUZ DO DOCUMENTO CURRICULAR DE RORAIMA

Autores

  • Ricardo Alexandre Rodrigues Santa Cruz Universidade Estadual de Roraima
  • Karolynne Magalhães Melo Universidade Estadual de Roraima

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v8i5.5530

Palavras-chave:

Planejamento. Educação Física. Currículo.

Resumo

Este estudo analisou a estrutura do planejamento proposto para as aulas de Educação Física no Ensino Fundamental no Documento Curricular de Roraima (DCRR). Foi caracterizado como um estudo documental de abordagem qualitativa, categorizando as etapas e descrevendo os conceitos de cada uma das partes do plano de aula. Evidenciou-se que o modelo de planejamento exposto no DCRR apresenta uma lógica sequencial que permite aos professores mobilizar os conhecimentos advindos da cultura corporal de movimento contextualizando no primeiro momento as práticas corporais que serão desenvolvidas, fazendo um diagnóstico dos conhecimentos prévios que os estudantes já apresentam sobre essas práticas, possibilitando no segundo momento que as unidades temáticas e os seus respectivos objetos de conhecimento sejam experimentados nas diferentes dimensões, por meio do desenvolvimento das habilidades propostas para cada ciclo, finalizando com o processo de avaliação e sistematização dos saberes, para assegurar que as aprendizagens foram consolidadas. Para além da análise documental do DCRR, se faz necessário o acompanhamento do planejamento dos professores na prática, para melhor entender os impactos desse planejamento, tendo como análise a ação docente e a aprendizagem dos estudantes.

Biografia do Autor

Ricardo Alexandre Rodrigues Santa Cruz, Universidade Estadual de Roraima

Doutor em Ciências do Movimento Humano e Mestre em Educação Física; Professor do Curso de Educação Física da Universidade Estadual de Roraima - UERR; Líder do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Física e Esportes - GEPEFE/UERR; Redator do Currículo de Educação Física do Estado de Roraima. E-mail: ricardo.ef@uerr.edu.br.

Karolynne Magalhães Melo, Universidade Estadual de Roraima

Acadêmica do Curso de Licenciatura em Educação Física da Universidade Estadual de Roraima - UERR; Membro do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Física e Esportes - GEPEFE/UERR. 

Downloads

Publicado

2022-05-31

Como Citar

Cruz, R. A. R. S. ., & Melo, K. M. . (2022). O PLANEJAMENTO NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA À LUZ DO DOCUMENTO CURRICULAR DE RORAIMA. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 8(5), 64–71. https://doi.org/10.51891/rease.v8i5.5530