O PLANEJAMENTO NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA À LUZ DO DOCUMENTO CURRICULAR DE RORAIMA
DOI:
https://doi.org/10.51891/rease.v8i5.5530Palabras clave:
Planejamento. Educação Física. Currículo.Resumen
Este estudo analisou a estrutura do planejamento proposto para as aulas de Educação Física no Ensino Fundamental no Documento Curricular de Roraima (DCRR). Foi caracterizado como um estudo documental de abordagem qualitativa, categorizando as etapas e descrevendo os conceitos de cada uma das partes do plano de aula. Evidenciou-se que o modelo de planejamento exposto no DCRR apresenta uma lógica sequencial que permite aos professores mobilizar os conhecimentos advindos da cultura corporal de movimento contextualizando no primeiro momento as práticas corporais que serão desenvolvidas, fazendo um diagnóstico dos conhecimentos prévios que os estudantes já apresentam sobre essas práticas, possibilitando no segundo momento que as unidades temáticas e os seus respectivos objetos de conhecimento sejam experimentados nas diferentes dimensões, por meio do desenvolvimento das habilidades propostas para cada ciclo, finalizando com o processo de avaliação e sistematização dos saberes, para assegurar que as aprendizagens foram consolidadas. Para além da análise documental do DCRR, se faz necessário o acompanhamento do planejamento dos professores na prática, para melhor entender os impactos desse planejamento, tendo como análise a ação docente e a aprendizagem dos estudantes.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Categorías
Licencia
Atribuição CC BY