O USO DA INTERNET NA PRÁTICA PEDAGÓGICA

Autores/as

  • Josiane Holanda de Araújo Universidad Grendal
  • Maria Gonçalo da Silva  Universidad Grendal
  • Diógenes José Gusmão Coutinho Universidade Federal de Pernambuco

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v7i9.4777

Palabras clave:

Ensino – Aprendizagem. Tecnologia da Comunicação e Informação. Internet.

Resumen

O processo de ensino-aprendizagem vem sendo influenciado na contemporaneidade pelo advento de novas tecnologias, as quais colaboram para a ampliação do conhecimento do aluno, bem como possibilita a ampliação das didáticas pedagógicas do professor, facilitando o processo da construção do conhecimento. No tocante da tecnologia enquanto ferramenta auxiliadora do processo de ensino – aprendizagem, pode-se citar a Internet, um sistema global de comunicação que permite a troca de informações, recursos e serviços. Nesse sentido, é objetivo deste estudo reflexionar sobre a importância do uso da Internet na prática pedagógica. Em termos metodológicos, expõe-se que este estudo se desenvolverá por meio de uma pesquisa bibliográfica exploratória seguindo um caráter qualitativo para análise das bibliografias científicas que tratam sobre a temática. Para critério de inclusão das referências bibliográficas utilizadas para este estudo, levou-se em conta o fato de que estas devessem abordar os objetivos pretendidos neste estudo. Destaca-se que foram enfatizadas publicações mais atuais, no entanto, esclarece-se que publicações mais antigas não foram excluídas de análise, uma vez que, continham conteúdo adequado para o cumprimento dos objetivos propostos. Ao fim, pode-se compreender que a Internet insere-se como uma inovação da prática do ensino permitindo assim a construção de novas possibilidades de conhecimento e do saber, rompendo de forma paradigmática com a maneira tradicional de ensinar e aprender e com os impasses da prática pedagógica ultrapassada, trazendo novas possibilidades reflexivas e de problematização da ação docente.

 

Biografía del autor/a

Josiane Holanda de Araújo, Universidad Grendal

Graduação em Geografia pela Faculdade Autarquia de Ensino Superior de Goiana- FADIMAB; Pós- graduação em Geografia e Ciências ambiental Faculdade Autarquia de Ensino Superior de Goiana- FADIMAB; Mestrado em Ciências da educação pela Universidad Grendal. Email: josiane_holanda@hotmail.com

Maria Gonçalo da Silva,  Universidad Grendal

Graduação em História pela Faculdade Autarquia de Ensino Superior de Goiana- FADIMAB; Pós-graduação em História do Brasil pela Faculdade Autarquia de Ensino Superior de Goiana- FADIMAB; Mestrado           em Ciências da educação pela   Universidad Grendal. E- mail: maria.goncalo@hotmail.com.

Diógenes José Gusmão Coutinho, Universidade Federal de Pernambuco

Professor Doutor da Universidade Federal de Pernambuco.

Publicado

2021-09-30

Cómo citar

Araújo, J. H. de ., Silva, M. G. da ., & Coutinho, D. J. G. . (2021). O USO DA INTERNET NA PRÁTICA PEDAGÓGICA. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 7(9), 1535–1549. https://doi.org/10.51891/rease.v7i9.4777