AS CONTRIBUIÇÕES DA AFETIVIDADE NA RELAÇÃO PROFESSOR-ALUNO DA EDUCAÇÃO INFANTIL ENUNCIADAS EM ARTIGOS DE PERIÓDICOS (2015-2019)

doi.org/10.29327/217514.7.1-32

Autores/as

  • Maria do Socorro de Araújo Rodrigues Faculdade Ieducare – FIED

Palabras clave:

Afetividade. Educação Infantil. Relação professor-aluno.

Resumen

Este Trabalho versa sobre a afetividade na relação professor-aluno no processo de ensino e aprendizagem na Educação Infantil enunciados em artigos publicados em periódicos nos últimos cinco anos. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica com abordagem qualitativa. Os artigos foram encontrados em buscas no portal de periódicos da CAPES. Eles foram selecionados por meio dos seguintes filtros: palavras-chave: Afetividade and Educação Infantil, no título; data de publicação: nos últimos cinco anos; tipo de material: artigos. As produções foram analisadas à luz da técnica de Análise Textual Discursiva. Os resultados apontam para a importância da afetividade no processo de ensino e aprendizado na etapa da Educação Infantil. Identificamos convergências para o sentido da afetividade quando direcionada à relação professor-aluno; averiguamos que ao abordarem sobre afetividade no processo de ensino, as produções apresentaram ações que podem contribuir com os laços afetivos. 

                         

Biografía del autor/a

Maria do Socorro de Araújo Rodrigues, Faculdade Ieducare – FIED

Graduada do Curso de Pedagogia pela Faculdade Ieducare – FIED. E-mail: socorrinhaa005@gmail.com.

Publicado

2021-01-30

Cómo citar

Rodrigues, M. do S. de A. . (2021). AS CONTRIBUIÇÕES DA AFETIVIDADE NA RELAÇÃO PROFESSOR-ALUNO DA EDUCAÇÃO INFANTIL ENUNCIADAS EM ARTIGOS DE PERIÓDICOS (2015-2019): doi.org/10.29327/217514.7.1-32. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 7(1), 19. Recuperado a partir de https://periodicorease.pro.br/rease/article/view/463