MARKETING DIGITAL E REDES SOCIAIS: A IMPORTÂNCIA PARA AS EMPRESAS DURANTE A PANDEMIA

Autores/as

  • Gabriela Maia

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v8i2.4249

Palabras clave:

Pandemia. Marketing. Comunicação digital.

Resumen

O ano de 2020 revolucionou o modo como as pessoas se comunicam e realizam suas compras, impactando no marketing e tornando possível consideráveis mudanças nessa área visando atender as necessidades de uma população que passou a viver em isolamento social devido à pandemia do Covid-19. Neste cenário, as empresas passaram a enfrentar desafios diversos, quais sejam: melhorar a gestão do fluxo de caixa; necessidade de migrar os modelos de negócios analógicos para o digital; e, transformar o departamento de marketing, muitas vezes considerado como um custo desnecessário, em um centro de aquisição de receitas de forma previsível, escalonável e sustentável. Diante do exposto, esta pesquisa teve como objetivo geral analisar a importância do marketing digital para as empresas durante a pandemia. Elegeram-se como objetivos específicos: discorrer sobre o marketing digital; explicar como se processa a comunicação digital; e expor a importância do marketing digital para as empresas durante a pandemia do Covid-19. Como metodologia, foi empregada a pesquisa bibliográfica em livros, artigos científicos e documentos eletrônicos na busca de conhecimento sobre o tema. Concluiu-se que, devido à pandemia que assolou o mundo e impeliu as pessoas a viverem em confinamento, as redes sociais tornaram-se uma ferramenta fundamental para as empresas alcançarem os consumidores. Hoje, estar nas redes sociais pode ser considerado uma estratégia de marketing de relacionamento, por tratar-se de um canal que oportuniza a criação de conteúdos de qualidade, além de promover e tornar possível manter as vendas e conquistar novos clientes.

Biografía del autor/a

Gabriela Maia

Advogada inscrita na OAB e no International Bar Association (IBA). Especialista em Direito Público, Internacional, Tributário, Digital, Penal e Processual Penal, Marítimo, Médico e Hospitalar. LLM em Direito dos Contratos e  MBAs Executivos nas Áreas de Negócios Internacionais e Comércio Exterior, Controladoria e Finanças, Gerenciamento Executivo de Projetos, Petróleo e Gás, Gestão de Pessoas e Recursos Humanos, Marketing e Redes Sociais e Gestão Competitiva e Business Intelligence (BI). Pedagoga Especializada em Psicopedagogia, Neurociência e Comunicação em Ambientes Corporativos e NeuropsicopedagogiaInstitucional,ClínicaeHospitalar. https://orcid.org/0000-0001-9822-4122 Email:gabrielamaia78@hotmail.com.

Publicado

2022-02-28

Cómo citar

Maia, G. . (2022). MARKETING DIGITAL E REDES SOCIAIS: A IMPORTÂNCIA PARA AS EMPRESAS DURANTE A PANDEMIA. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 8(2), 929–950. https://doi.org/10.51891/rease.v8i2.4249