A GESTÃO DA DIVERSIDADE E A INCLUSÃO DIGITAL NO ESPAÇO EDUCACIONAL
DOI:
https://doi.org/10.51891/rease.v8i1.3977Palabras clave:
Diversidade. Inclusão digital. Educação. Tecnologia. Escola.Resumen
O presente estudo se caracteriza como uma pesquisa bibliográfica, pautada em uma abordagem de cunho qualitativa, com dados e informações obtidas através de artigos científicos, disponíveis na internet. O estudo tem como principais objetivos compreender a importância da valorização da diversidade e da redução da desigualdade no cenário educacional; almejando entender os desafios da diversidade especialmente no espaço escolar; refletindo sobre os desafios da gestão escolar, ponderando a importância da gestão democrática para a efetivação de ações afirmativas sobre a diversidade no âmbito educacional. Neste sentido, procura-se abordar os temas a seguir, propostos ao longo desta pesquisa, considerando os seguintes tópicos. De início, aborda-se a gestão da diversidade, no âmbito educacional, dando ênfase a importância de uma gestão eficiente, no combate às desigualdades, com o objetivo de incluir os alunos e oferecer oportunidades de acesso iguais para todos. A seção seguinte, trata-se de abordar os desafios da diversidade e as novas tecnologias, na atualidade. Este tópico traz a luz discussões que enfatizam a importância da democratização da informação para a formação integral do estudante estigmatizado e excluído do mundo digital, na sociedade do século XXI. O terceiro tópico enfatiza a importância da gestão escolar para integração e acesso da diversidade às novas tecnologias da informação e comunicação. No decorrer da pesquisa, foi possível constatar que os desafios da diversidade, no âmbito educacional, estão longe de ser superados, completamente. Mas, através de projetos e propostas pedagógicas afirmativas de combate às desigualdades sociais, no espaço escolar, pode-se amenizar os impactos causados pelas injustiças, principalmente a exclusão digital, e iniciar um processo de inclusão de forma justa, objetivando a oferta de oportunidades iguais para todos.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Categorías
Licencia
Atribuição CC BY