APRENDIZAGEM DAS CRIANÇAS E AULAS REMOTAS EM TEMPOS DE ISOLAMENTO SOCIAL DA COVID-19: INTERVENÇÃO DA PSICOTERAPIA COGNITIVO COMPORTAMENTAL

Autores/as

  • Aldinéia Brazão do Rosario Estácio de Macapá
  • Francisrose Dias Miranda Estácio de Macapá
  • Maria das Graças Teles Martins Estácio de Macapá

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v8i1.3796

Palabras clave:

Aulas Remotas. Covid-19. Crianças. Aprendizagem. Psicoterapia Cognitivo Comportamental.

Resumen

INTRODUÇÃO: A aprendizagem das crianças em tempos de isolamento social se apresenta fragilizada frente a epidemia da Covid-19. Percebe-se que a saúde mental das crianças no contexto da pandemia, tem sido um ponto que chama a atenção de psicólogos, pesquisadores, professores educadores, profissionais de saúde, família e cuidadores. A Terapia Cognitivo Comportamental (TCC) apresenta intervenção terapêutica para amenizar o sofrimento psicológico e o ensino aprendizagem das crianças no contexto escolar. OBJETIVO: Discutir a aprendizagem das crianças do ensino fundamental em aulas remotas em tempos da Covid-19 e as contribuições da Terapia Cognitivo Comportamental na intervenção psicoterapêutica. METODOLOGIA: Fundamentada na revisão teórica da literatura com o método de pesquisa bibliográfica e exploratória. Os materiais foram livros, artigos científicos, periódicos, revistas e jornais disponíveis nas bases de dados: Capes, Idaam, SciELO, Fiocruz, OPAS/OMS, RBP e Unesco. RESULTADOS: Constatou-se que no isolamento social, as crianças podem ficar mais vulneráveis e dependentes, com dificuldades funcionais de desempenho e aprendizagem escolar. Existem manifestações inquietantes na área cognitiva, afetiva, emocional e comportamental expressos por meio de ansiedade, estresse, agitação, birras, agressividade, isolamento e timidez. CONSIDERAÇÕES FINAIS: O impacto do isolamento social imposto pela Covid-19 interferiu no comportamento e aprendizagem das crianças. A intervenção psicoterapêutica da TCC infantil volta-se para a redução dos sintomas, do sofrimento psicológico, da forma de interpretar a rotina que envolve modos de estudar e aprender, relacionamento social e afetivo frente aos colegas, escola e família. A TCC intervém com a ludicidade, criatividade, aprendizagem, na atenção, afeto, compreensão e fortalecimento visando o bem-estar físico, mental e social da criança.

Biografía del autor/a

Aldinéia Brazão do Rosario, Estácio de Macapá

Acadêmicas do curso de Psicologia pela Estácio de Macapá

Francisrose Dias Miranda, Estácio de Macapá

Acadêmicas  do curso de Psicologia/Estácio de Macapá.

Maria das Graças Teles Martins, Estácio de Macapá

 Prof. Me. em Saúde Coletiva e Ciências da Educação/Estácio de Macapá.

 

 

Publicado

2022-01-31

Cómo citar

Rosario, A. B. do ., Miranda, F. D. ., & Martins, M. das G. T. . (2022). APRENDIZAGEM DAS CRIANÇAS E AULAS REMOTAS EM TEMPOS DE ISOLAMENTO SOCIAL DA COVID-19: INTERVENÇÃO DA PSICOTERAPIA COGNITIVO COMPORTAMENTAL . Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 8(1), 394– 418. https://doi.org/10.51891/rease.v8i1.3796