PERCEPÇÃO E AÇÕES DE PROFESSORAS E COORDENADORAS DE UMA ESCOLA PÚBLICA DIANTE DAS DIFICULDADES DOS ESTUDANTES DO 3º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL I PARA ADQUIRIR HABILIDADES NA LEITURA E NA ESCRITA
DOI:
https://doi.org/10.51891/rease.v7i10.2668Palabras clave:
Defasagem. Alfabetização. Estratégias pedagógicas.Resumen
O ciclo de alfabetização é uma das fases mais importante da vida escolar de um estudante, pois é nesse período escolar que a criança deve adquirir as habilidades inerentes a leitura e interpretação textual para então adquirir novos conhecimentos nas séries subsequentes. É fato que muitas escolas públicas brasileiras ainda apresentam elevado número de estudantes que apresentam distorções série/habilidades e essa realidade influencia negativamente na vida escolar e na aprendizagem desses estudantes, portanto é necessário conhecer para mudar essa realidade. Neste contexto, objetiva-se com esse estudo descrever como a equipe pedagógica do Centro Municipal de Educação Mãe Rainha compreende sua colocação diante das dificuldades de aprendizagem em leitura e escrita dos estudantes do 3º ano e quais as ações têm sido desenvolvidas no sentido superar essas dificuldades. Para isso um estudo de campo foi desenvolvido em uma escola pública localizada em Riacho das almas-PE. A coleta de dados aconteceu através de questionários e a pesquisa incluiu coordenadoras e professoras do ciclo de alfabetização. Verificou-se que as professoras e coordenadoras que participaram do estudo compreendem sua importante função e responsabilidades com o desenvolver de ações que possam reverter o quadro de dificuldades de aprendizagem em leitura e escrita dos estudantes e dentre as ações que são desenvolvidas pela equipe pedagógica, pode-se destacar: sondagem, elaboração de estratégias pedagógicas, observações, acompanhamento da aprendizagem individual e coletiva, avaliação do rendimento escolar, uso de metodologias para reverter as dificuldades de aprendizagem, desenvolver projetos que possam ser aplicados na escola, para isso é fundamental conhecer profundamente o público atendido, as dificuldades enfrentadas por esse público, os desafios que podem surgir ao longo do processo, refletir, planejar e desenvolver estratégias que possam favorecer a aprendizagem individual e coletiva.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Categorías
Licencia
Atribuição CC BY