PERCEPÇÃO E AÇÕES DE PROFESSORAS E COORDENADORAS DE UMA ESCOLA PÚBLICA DIANTE DAS DIFICULDADES DOS ESTUDANTES DO 3º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL I PARA ADQUIRIR HABILIDADES NA LEITURA E NA ESCRITA

Autores/as

  • Josiane Maria da Silva Veni Creator Christian University
  • Amanda Micheline Amador de Lucena Veni Creator Christian University
  • Maria Josiane Lira do Nascimento Veni Creator Christian University
  • Dijanice Maria Ferreira da Silva Andrade Veni Creator Christian University

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v7i10.2668

Palabras clave:

Defasagem. Alfabetização. Estratégias pedagógicas.

Resumen

O ciclo de alfabetização é uma das fases mais importante da vida escolar de um estudante, pois é nesse período escolar que a criança deve adquirir as habilidades inerentes a leitura e interpretação textual para então adquirir novos conhecimentos nas séries subsequentes. É fato que muitas escolas públicas brasileiras ainda apresentam elevado número de estudantes que apresentam distorções série/habilidades e essa realidade influencia negativamente na vida escolar e na aprendizagem desses estudantes, portanto é necessário conhecer para mudar essa realidade. Neste contexto, objetiva-se com esse estudo descrever como a equipe pedagógica do Centro Municipal de Educação Mãe Rainha compreende sua colocação diante das dificuldades de aprendizagem em leitura e escrita dos estudantes do 3º ano e quais as ações têm sido desenvolvidas no sentido superar essas dificuldades. Para isso um estudo de campo foi desenvolvido em uma escola pública localizada em Riacho das almas-PE. A coleta de dados aconteceu através de questionários e a pesquisa incluiu coordenadoras e professoras do ciclo de alfabetização. Verificou-se que as professoras e coordenadoras que participaram do estudo  compreendem sua importante função e responsabilidades com o  desenvolver de ações que possam reverter o quadro de dificuldades de aprendizagem em leitura e escrita dos estudantes e dentre as ações que são desenvolvidas pela equipe pedagógica, pode-se destacar: sondagem, elaboração de estratégias pedagógicas, observações, acompanhamento da aprendizagem individual e coletiva, avaliação do rendimento escolar, uso de metodologias para reverter as dificuldades de aprendizagem, desenvolver projetos que possam ser aplicados na escola, para isso é fundamental conhecer profundamente o público atendido, as dificuldades enfrentadas por esse público, os desafios que podem surgir ao longo do processo, refletir, planejar e desenvolver estratégias que possam favorecer a aprendizagem individual e coletiva.

Biografía del autor/a

Josiane Maria da Silva, Veni Creator Christian University

Mestranda do Curso de Ciências da Educação da Veni Creator Christian University. E-mail: josianemarcelo_33@hotmail.com

Amanda Micheline Amador de Lucena , Veni Creator Christian University

Doutora em Recursos Naturais e Professora do Curso de Mestrado e Doutorado em Ciências da Educação pela Veni Creator Christian University. E-mail:  amandamicheline@hotmail.com

Maria Josiane Lira do Nascimento , Veni Creator Christian University

Mestranda do Curso de Ciências da Educação da Veni Creator Christian University. E-mail: josiane.lira2018@gmail.com

Dijanice Maria Ferreira da Silva Andrade, Veni Creator Christian University

Mestranda do Curso de Ciências da Educação da Veni Creator Christian University. E-mail: ferreiraandradevccu@gmail.com 

Publicado

2021-10-30

Cómo citar

Silva, J. M. da ., Lucena , A. M. A. de ., Nascimento , M. J. L. do, & Andrade, D. M. F. da S. . (2021). PERCEPÇÃO E AÇÕES DE PROFESSORAS E COORDENADORAS DE UMA ESCOLA PÚBLICA DIANTE DAS DIFICULDADES DOS ESTUDANTES DO 3º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL I PARA ADQUIRIR HABILIDADES NA LEITURA E NA ESCRITA. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 7(10), 1363–1383. https://doi.org/10.51891/rease.v7i10.2668