O DESCOMPASSO NA ALFABETIZAÇÃO: ANÁLISE CRÍTICA DAS EXPECTATIVAS DE APRENDIZAGEM NO PRIMEIRO ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL

Autores/as

  • Amanda da Silva Cuim Faculdade Futura
  • Ana Claudia dos Santos Barão Faculdade Futura
  • Elimeire Alves de Oliveira Faculdade Futura
  • Ijosiel Mendes Faculdade Futura
  • Suéllen Danúbia da Silva Faculdade Futura
  • Tiago Moreno Lopes Roberto Faculdade Futura

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v12i1.23925

Palabras clave:

Alfabetização. Letramento. Ensino Fundamental. Expectativas de Aprendizagem. Material Didático. Formação de Professores.

Resumen

O presente artigo analisa criticamente a concepção e a operacionalização das expectativas de aprendizagem em leitura e escrita para o primeiro ano do Ensino Fundamental em redes públicas municipais. Partindo do pressuposto de que a alfabetização é um direito fundamental e um processo sociocognitivo complexo, indissociável do letramento, o estudo investiga como tais expectativas são concebidas e materializadas nos artefatos pedagógicos oficiais. Por meio de uma pesquisa bibliográfica e documental, de natureza qualitativa, articula-se um referencial teórico que perpassa a evolução histórica dos métodos de alfabetização, a psicogênese da língua escrita, o desenvolvimento integral da criança e o papel do professor. A análise crítica focaliza a tradução das diretrizes nacionais (BNCC) no currículo local e, especialmente, no material didático oficial. Os resultados apontam para um campo de tensões, onde persiste um significativo descompasso entre os avanços teóricos, que preconizam uma alfabetização significativa e centrada na criança, e uma prática muitas vezes induzida por materiais de cunho mecanicista e por uma cultura de avaliação centrada em produtos. Conclui-se que a efetivação do direito à alfabetização plena depende da construção de um ecossistema pedagógico coerente, que alinhe teoria, políticas curriculares, formação docente e condições de trabalho, colocando o desenvolvimento integral da criança no centro do processo.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Amanda da Silva Cuim, Faculdade Futura

Docente na Faculdade Futura de Votuporanga, Docente na Prefeitura de Votuporanga. Mestre em Ensino e Processos Formativos (UNESP). Especialista em Educação Infantil e Ensino Fundamental, Coordenação Pedagógica (UFSCAR). Graduada em Pedagogia ( UNIFEV).

Ana Claudia dos Santos Barão, Faculdade Futura

Docente da Faculdade Futura de Votuporanga. Graduada em Ciências Biológicas (UNIFEV). Graduada em Pedagogia (ISEED-FAVED). Especialista em Neurociência e Aprendizagem (ÚNICA). Especialista em Atendimento Educacional Especializado (IPEMIG). Mestre em Biologia Animal (UNESP)

Elimeire Alves de Oliveira, Faculdade Futura

Docente e Coordenadora no curso de Pedagogia da Faculdade Futura. Graduada em Direito (UNIFEV), Pedagogia e Letras, Especialista em Gestão Escolar. Mestre em Ensino e Processos Formativos. Advogada.

Ijosiel Mendes, Faculdade Futura

Docente da Faculdade Futura de Votuporanga. Graduado em Matemática. (UNIFEV). Especialista em Matemática (UNICAMP). Especialista em Matemática no Ensino Médio (UFSCAR). Mestrado em Matemática (UNESP).

Suéllen Danúbia da Silva, Faculdade Futura

Docente no curso de Pedagogia da Faculdade Futura. Graduada em Ciências Contábeis (UNIFEV), graduada em Administração pela Faculdade Futura, Graduanda em Pedagogia (UNIBF) Especialista em Administração Estratégica com ênfase em Marketing e Gestão de Recursos Humanos (UNILAGO), Especialização em Controladoria (UNIASSELVI), Mestrado em Administração (UNIMEP).

Tiago Moreno Lopes Roberto, Faculdade Futura

Graduado em Psicologia e Pedagogia. Especialista em Saúde Mental, Mestre em Psicologia e Saúde; Doutorando em Ciências da Saúde; Professor do Curso de Psicologia e Odontologia; Professor e Gestor de Políticas Acadêmicas da Faculdade Futura.

Publicado

2026-01-29

Cómo citar

Cuim, A. da S., Barão, A. C. dos S., Oliveira, E. A. de, Mendes, I., Silva, S. D. da, & Roberto, T. M. L. (2026). O DESCOMPASSO NA ALFABETIZAÇÃO: ANÁLISE CRÍTICA DAS EXPECTATIVAS DE APRENDIZAGEM NO PRIMEIRO ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 12(1), 1–15. https://doi.org/10.51891/rease.v12i1.23925