APRENDIZAGEM BASEADA EM PROJETOS E TECNOLOGIAS DIGITAIS NA FORMAÇÃO DOCENTE

Autores/as

  • Silvana Maria Aparecida Viana Santos Christian Business School
  • Rosimere Linda Figueira Nunes Universidade Salgado de Oliveira
  • Janaina Santos de Souza Christian Business School
  • Uelinton Santos de Sousa Must University
  • Sileide Lopes Soares Must University
  • Marciley Pereira dos Santos Oliveira Universidad Internacional Tres Fronteras
  • Vanessa Pugliere Jacobs UNESP
  • Tatiane Vallandro Fontes de Souza Marques Must University

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v11i12.23412

Palabras clave:

Aprendizagem baseada em projetos. Tecnologias digitais. Formação docente. Metodologias ativas. Inovação pedagógica.

Resumen

O estudo teve como propósito analisar de que forma a aprendizagem baseada em projetos, articulada ao uso das tecnologias digitais, contribuiu para a formação docente e para o aprimoramento das práticas educativas. Partiu-se do problema que questionou como a integração entre essas duas abordagens poderia favorecer o desenvolvimento profissional do professor. O objetivo geral consistiu em compreender a relação entre a metodologia da aprendizagem baseada em projetos e o uso das tecnologias digitais no contexto formativo docente. A pesquisa caracterizou-se como bibliográfica, de abordagem qualitativa, fundamentada na análise de obras publicadas entre 2017 e 2025 sobre metodologias ativas e tecnologias na educação. As informações foram organizadas e interpretadas com base na leitura e categorização dos conteúdos, o que permitiu identificar convergências entre os autores. Os resultados mostraram que a aprendizagem baseada em projetos, quando integrada às tecnologias digitais, promoveu práticas pedagógicas colaborativas, reflexivas e contextualizadas, favorecendo o protagonismo docente e discente. Verificou-se também que a utilização de recursos digitais ampliou as possibilidades de interação e inovação pedagógica, embora ainda existam desafios relacionados à infraestrutura e à formação continuada. Concluiu-se que a integração entre essas dimensões constituiu um caminho promissor para o fortalecimento da formação docente, estimulando o desenvolvimento de competências pedagógicas alinhadas às demandas educacionais da atualidade.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Silvana Maria Aparecida Viana Santos, Christian Business School

Doutoranda em Ciências da Educação, Christian Business School.

Rosimere Linda Figueira Nunes, Universidade Salgado de Oliveira

Pós-graduação em Administração Escolar, Universidade Salgado de Oliveira – Universo.

Janaina Santos de Souza, Christian Business School

Mestranda em Ciências da Educação, Christian Business School.

Uelinton Santos de Sousa, Must University

Mestrando em Tecnologias Emergentes em Educação, Must University (MUST).

Sileide Lopes Soares, Must University

Mestranda em Tecnologias Emergentes em Educação, Must University (MUST).

Marciley Pereira dos Santos Oliveira, Universidad Internacional Tres Fronteras

Doutoranda em Ciências da Educação, Universidad Internacional Tres Fronteras.

Vanessa Pugliere Jacobs, UNESP

Especialização de Linguística, Universidade Estadual Paulista- UNESP.

Tatiane Vallandro Fontes de Souza Marques, Must University

Mestra em Tecnologias Emergentes em Educação, Must University (MUST).

Publicado

2025-12-12

Cómo citar

Santos, S. M. A. V., Nunes, R. L. F., Souza, J. S. de, Sousa, U. S. de, Soares, S. L., Oliveira, M. P. dos S., … Marques, T. V. F. de S. (2025). APRENDIZAGEM BASEADA EM PROJETOS E TECNOLOGIAS DIGITAIS NA FORMAÇÃO DOCENTE. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 11(12). https://doi.org/10.51891/rease.v11i12.23412