AS TECNOLOGIAS E O MEDO DE ENSINAR NO DIGITAL

Autores/as

  • Viviane Pompeo Universidade Internacional Ibero-Americana
  • Hotto Felipe Januário Fazolo Must University
  • Leonardo da Silva Oliveira Must University
  • Daiene Viviane do Couto Rodrigues Must University
  • Fabíola Gonçalves Braga Guedes Must University
  • Sara Rodrigues Roque Must University
  • Emília Paula de Oliveira Must University
  • Lúcia Maria de Mesquita Must University

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v11i12.23188

Palabras clave:

Tecnologias Digitais. Medo Docente. Insegurança Pedagógica. Formação Continuada. Educação Digital.

Resumen

O estudo abordou as dificuldades enfrentadas pelos docentes na inserção das tecnologias digitais no currículo escolar, enfatizando o medo de ensinar no ambiente digital e as inseguranças associadas à cultura tecnológica. Buscou-se responder à questão sobre quais são os principais desafios e inseguranças vivenciados pelos professores diante da integração das tecnologias ao ensino. O objetivo geral consistiu em analisar esses desafios, considerando os aspectos formativos, estruturais e emocionais que influenciam o trabalho docente. A metodologia adotada baseou-se em pesquisa bibliográfica, a partir de autores que discutem a educação digital e as práticas pedagógicas na contemporaneidade. O desenvolvimento evidenciou que a resistência e o medo não decorrem apenas da falta de domínio técnico, mas de condições estruturais inadequadas, lacunas na formação continuada e da ausência de apoio institucional. Constatou-se que a integração tecnológica requer políticas públicas efetivas, suporte pedagógico e fortalecimento da autoconfiança dos educadores. Concluiu-se que a superação das inseguranças docentes depende de uma cultura escolar que valorize a experimentação e incentive o uso crítico e reflexivo das tecnologias, reconhecendo o professor como agente essencial na transformação digital da educação.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Viviane Pompeo, Universidade Internacional Ibero-Americana

Mestranda em Educação com Especialização em Formação de Professores, Universidade Internacional Ibero-Americana.

Hotto Felipe Januário Fazolo, Must University

Mestrando em Tecnologias Emergentes em Educação, Must University (MUST).

Leonardo da Silva Oliveira, Must University

Mestrando em Tecnologias Emergentes em Educação, Must University (MUST).

Daiene Viviane do Couto Rodrigues, Must University

Mestranda em Tecnologias Emergentes em Educação, Must University (MUST).

Fabíola Gonçalves Braga Guedes, Must University

Mestranda em Tecnologias Emergentes em Educação, Must University (MUST).

Sara Rodrigues Roque, Must University

Mestra em Tecnologias Emergentes em Educação, Must University (MUST).

Emília Paula de Oliveira, Must University

Mestranda em Tecnologias Emergentes em Educação. Must University (MUST).

Lúcia Maria de Mesquita, Must University

Mestranda em Tecnologias Emergentes em Educação, Must University (MUST)

Publicado

2025-12-05

Cómo citar

Pompeo, V., Fazolo, H. F. J., Oliveira, L. da S., Rodrigues, D. V. do C., Guedes, F. G. B., Roque, S. R., … Mesquita, L. M. de. (2025). AS TECNOLOGIAS E O MEDO DE ENSINAR NO DIGITAL. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 11(12), 1495–1503. https://doi.org/10.51891/rease.v11i12.23188