REVISÃO INTEGRATIVA DA LITERATURA: O BRINCAR LIVRE NA EDUCAÇÃO INFANTIL

Autores/as

  • Marco Aurélio Gonçalves Nóbrega dos Santos
  • Elisabeth Ângela Mamede Correa

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v7i9.2298

Palabras clave:

Brincar. Brincar Livre. Educação Infantil.

Resumen

Esta pesquisa visa analisar a produção de conhecimento acerca do tema “Brincar Livre” na educação infantil dentro das instituições escolares. Trata-se de uma revisão integrativa da literatura, na qual se utilizou critérios de seleção, artigos indexados na base de dados SciElo, entre os anos de 2011 a 2020. O objetivo do presente estudo foi sistematizar pesquisas já realizadas sobre a contribuição do brincar livre na busca da compreensão da dimensão pedagógica do brincar livre, seus espaços e ampliar as reflexões acerca do papel das instituições e do professor como mediador nesse processo. A amostra foi constituída por 08(oito) artigos, nos quais os resultados revelaram a necessidade de maiores articulações nos processos pedagógicos nas instituições que possibilitem melhor compreensão sobre a importância do brincar livre no processo de ensino aprendizagem e consequentemente na melhor qualidade de ensino na educação infantil.

Biografía del autor/a

Marco Aurélio Gonçalves Nóbrega dos Santos

marcoaurelio67@hotmail.com

Publicado

2021-09-30

Cómo citar

Santos , M. A. G. N. dos ., & Correa , E. Ângela M. . (2021). REVISÃO INTEGRATIVA DA LITERATURA: O BRINCAR LIVRE NA EDUCAÇÃO INFANTIL. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 7(9), 945–964. https://doi.org/10.51891/rease.v7i9.2298