A APLICABILIDADE DO PROCESSO DE ENFERMAGEM NOS CUIDADOS PALIATIVOS: UMA REVISÃO INTEGRATIVA DA LITERATURA

Autores/as

  • Alice Gabriela de Oliveira Assis da Silva UNIABEU
  • Ariana Rosa Pereira dos Reis
  • Airan Ferreira da Silva Chaves UNIABEU

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v1i1.22978

Palabras clave:

Processo de enfermagem. Cuidados paliativos. Cuidados de enfermagem.

Resumen

Introdução:A ampliação das doenças crônicas e a crescente demanda por cuidados paliativos reforçam a necessidade de práticas assistenciais organizadas e humanizadas. Nesse contexto, o Processo de Enfermagem (PE) destaca-se como instrumento essencial para estruturar intervenções que promovam conforto, autonomia e dignidade ao paciente em fim de vida.Objetivo:  Analisar a aplicabilidade do Processo de Enfermagem nos cuidados paliativos e seus impactos na qualidade da assistência. Metodologia:Trata-se de uma revisão integrativa qualitativa realizada base de dados LILACS e MedLine com descritores combinados com operadores booleanos. Foram incluídos artigos completos, gratuitos, publicados entre 2024 e outubro de 2025, resultando em seis estudos que atenderam aos critérios estabelecidos. Analise e discussão dos resultados: Os estudos evidenciam que o PE organiza a prática profissional e qualifica o cuidado, favorecendo identificação de necessidades físicas, emocionais e espirituais, bem como elaboração de diagnósticos e intervenções individualizadas. Sua aplicação contribui diretamente para o manejo adequado da dor, continuidade assistencial e fortalecimento do vínculo terapêutico. Também potencializa a comunicação multiprofissional e reduz falhas decorrentes de registro inadequado. O enfermeiro destaca-se por identificar demandas complexas e promover conforto integral. Contudo, limitações como falta de capacitação, sobrecarga profissional e ausência de protocolos dificultam sua aplicação plena. Conclusão:   O processo de enfermagem melhora o manejo da dor, qualifica intervenções e fortalece a comunicação entre equipe, paciente e família, fortalece a humanização da assistência e garante que o cuidado seja prestado com dignidade e respeito, mesmo diante da impossibilidade de cura. Recomenda-se ampliar pesquisas e investimentos institucionais que favoreçam sua aplicação sistematizada.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Alice Gabriela de Oliveira Assis da Silva, UNIABEU

Acadêmico do curso de graduação em Enfermagem da Associação de Ensino Universitário (UNIABEU).

Ariana Rosa Pereira dos Reis

Acadêmico do curso de graduação em Enfermagem da Associação de Ensino Universitário (UNIABEU).

Airan Ferreira da Silva Chaves, UNIABEU

Mestranda em Vigilância em Saúde pela UNIG. Pós-Graduada em Gestão hospitalar pela ENSP e Administração hospitalar pela FGV; Docente do Curso de Graduação em Enfermagem da UNIABEU. Enfermeira Estatutária da Vigilância Sanitária da PMBR. 

Publicado

2025-12-22

Cómo citar

da Silva, A. G. de O. A., Reis, A. R. P. dos, & Chaves, A. F. da S. (2025). A APLICABILIDADE DO PROCESSO DE ENFERMAGEM NOS CUIDADOS PALIATIVOS: UMA REVISÃO INTEGRATIVA DA LITERATURA. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 1(1), 01–17. https://doi.org/10.51891/rease.v1i1.22978