O LÚDICO E AS TECNOLOGIAS EDUCACIONAIS: CAMINHOS PARA O DESENVOLVIMENTO INTEGRAL E A APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA NA EDUCAÇÃO INFANTIL

Autores

  • Aliana Daveli de Oliveira Chistian Business School
  • Sandra Maria Daveli Sampaio Christian Business School-CBS
  • Rozineide Iraci Pereira da Silva Christian Business School-CBS
  • Iones Lúcia da Silva Cristian Business School
  • Franciélen Braga Vainiaroski Chistian Business School

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v11i11.22696

Palavras-chave:

Educação Infantil. Ludicidade. Tecnologias. Aprendizagem. Desenvolvimento infantil.

Resumo

A Educação Infantil constitui a base do desenvolvimento integral da criança, abrangendo aspectos cognitivos, sociais, afetivos e motores. Nesse contexto, o brincar configura-se como linguagem própria da infância e recurso pedagógico fundamental para aprendizagens significativas. Paralelamente, as tecnologias digitais têm se consolidado como ferramentas inovadoras no processo educativo, ampliando possibilidades de mediação e interação. Este estudo tem como objetivo analisar a importância do lúdico e do uso das tecnologias educacionais como recursos que favorecem o desenvolvimento integral e a aprendizagem significativa das crianças. A pesquisa, de abordagem qualitativa, fundamenta-se em revisão bibliográfica, contemplando autores clássicos, como Piaget, Vygotsky e Kishimoto, e contemporâneos que discutem a temática, bem como documentos oficiais da educação brasileira. A relevância da investigação reside na necessidade de refletir sobre práticas pedagógicas que dialoguem com a realidade social contemporânea, marcada pela presença constante das tecnologias digitais, sem desconsiderar a centralidade do brincar como experiência constitutiva da infância. Espera-se que os resultados contribuam para o fortalecimento de propostas pedagógicas que articulem ludicidade e recursos tecnológicos de forma crítica e inovadora, valorizando o papel mediador do professor e promovendo aprendizagens contextualizadas, criativas e inclusivas na Educação Infantil.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Aliana Daveli de Oliveira, Chistian Business School

Mestranda em Ciências da Educação pela Cristian Business School; Especialista em AEE – Atendimento Educacional Especializado e Salas de Recursos Multifuncionais; Licenciatura em Pedagogia pela Faculdade de Educação de Tangará da Serra UNISERRA. E-mail:

Sandra Maria Daveli Sampaio, Christian Business School-CBS

Mestranda em ciências da Educação pela Cristian Business School; Especialista em Pedagogia Empresarial, Educação Especial e Inclusiva; Licenciatura em Pedagogia pelo Centro Universitário Faveni. 

Rozineide Iraci Pereira da Silva, Christian Business School-CBS

PhD, doutora em ciências da educação, mestra em ciências da educação, especialista em escrita avançada, psicopedagoga, pedagoga, Professora e orientadora da Christian Business School  - CBS. E-mail: 

Iones Lúcia da Silva, Cristian Business School

Doutoranda em ciências da Educação pela Cristian Business School, mestre em Educação pela Amazonia Universit. Epecialista em Pscicopedagogia formada na Faculdade Fiar, Gestão Pública pela Universidade Federal Unir, Licenciatura em Pedagogia pela Faculdades Integradas Fiar.

Franciélen Braga Vainiaroski , Chistian Business School

Bacharel em Direito pela Faculdades Associadas de Ariquemes - FAAr; Pós-Graduada em  Didática, Metodologia do Ensino Superior e Inovações Curriculares pelo Centro Universitário de Santo André - UNIA.

Downloads

Publicado

2025-11-29

Como Citar

Oliveira, A. D. de, Sampaio, S. M. D., Silva, R. I. P. da, Silva, I. L. da, & Vainiaroski , F. B. (2025). O LÚDICO E AS TECNOLOGIAS EDUCACIONAIS: CAMINHOS PARA O DESENVOLVIMENTO INTEGRAL E A APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA NA EDUCAÇÃO INFANTIL. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 11(11), 9399–9412. https://doi.org/10.51891/rease.v11i11.22696