O COORDENADOR E A HIDROCEFALIA: UM ELO ENTRE O ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO, DOCENTES, COORDENADORES E A EQUIPE DE SAÚDE
DOI:
https://doi.org/10.51891/rease.v7i8.2184Palabras clave:
Hidrocefalia. Pedagogo. Pediátrico. Cuidados de docentes.Resumen
O presente trabalho objetivou analisar a importância do coordenador e a hidrocefalia: um elo entre o atendimento educacional especializado, docentes, coordenadores e a equipe de saúde. A palavra hidrocefalia se define como dilatação das cavidades ventriculares cerebrais, ocasionado por um aumento de volume da pressão do líquido céfalo raquidiano (LCR). Ocorre o crescimento excessivo do perímetro cefálico, decorrendo em fontanelas tensas, vômitos, cefaléia, déficits cognitivos e visuais. O procedimento cirúrgico consiste na introdução de um dreno, sendo mais utilizado ventrículo-peritoneal, onde os riscos de infecção estão ressaltados. A fisioterapia dever ser realizada freqüentemente, com objetivo de ajudar na habilidade e movimento da criança. A assistência prestada à criança portadora desta doença deve ser realizada com sólido conhecimento técnico-científico, para que as ações sejam praticadas de forma segura. Considerando a importância da assistência do coordenador, docente, AEE, enfermeiro e outros profissionais neste caso da área de saúde frente a está patologia, objetivou-se, com o presente estudo, descrever as ações do coordenador, docente, AEE, enfermeiro e outros profissionais durante a assistência ao portador de hidroceefalia. Neste contexto, cabe ao coordenador, docente, AEE, enfermeiro e outros profissinais elaborar e implementar estratégia que venha melhorar não somente o quadro clínico da doença, bem como promover a saúde e adaptação dessas crianças. Esta pesquisa tratar-se de um trabalho de revisão bibliográfica.
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