DESAFIOS ÉTICOS E PEDAGÓGICOS DO USO DE TECNOLOGIA NA EDUCAÇÃO INCLUSIVA

Autores/as

  • Silvana Maria Aparecida Viana Santos Must University
  • Ana Cláudia Nascimento Teixeira Must University
  • Cleberson Cordeiro de Moura World University Ecumenical
  • Gedson Sutero de Souza São Luís University
  • Gislene Aparecida Queiroz de Paula Silva Must University
  • Maria Ivone de Araújo Silva UNEATLANTICO
  • Nivaldo Cometti Facultad Interamericana de Ciencias Sociales
  • Rita de Cácia Silva Sales Must University
  • Rubiani de Fátima Roque FAVENI

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v11i10.21699

Palabras clave:

Educação inclusiva. Ética. Tecnologia digital. Formação docente. TDAH.

Resumen

O estudo teve como objetivo analisar os desafios éticos e pedagógicos do uso das tecnologias digitais na educação inclusiva, buscando compreender de que maneira esses recursos podem promover práticas educativas que assegurem o direito à aprendizagem de todos os estudantes, em especial aqueles com TDAH e outras deficiências. O problema central investigado concentrou-se na necessidade de equilibrar inovação tecnológica e responsabilidade ética no contexto escolar. A pesquisa foi realizada por meio de revisão bibliográfica de caráter qualitativo, fundamentada em obras publicadas entre 2020 e 2025, selecionadas pela relevância para o campo da educação inclusiva e da ética docente. Os resultados indicaram que o uso de tecnologias assistivas e metodologias ativas, como a gamificação e os recursos multimodais, favoreceu o engajamento, a autonomia e a atenção dos alunos, ampliando as possibilidades de inclusão. No entanto, observou-se que a falta de formação ética e tecnológica dos professores ainda constitui um obstáculo à implementação eficaz dessas práticas. A análise evidenciou que a ética deve ser o princípio orientador da mediação pedagógica, assegurando o uso responsável das tecnologias e o respeito à dignidade dos estudantes. Constatou-se, ainda, que políticas institucionais voltadas à inclusão digital e à formação continuada dos docentes são fundamentais para consolidar uma educação humanizada. Concluiu-se que a tecnologia, quando utilizada com intencionalidade e consciência ética, representa um instrumento significativo para fortalecer a equidade e a participação no processo educacional.

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Biografía del autor/a

Silvana Maria Aparecida Viana Santos, Must University

Mestra em Tecnologias Emergentes em Educação, Must University (MUST).

Ana Cláudia Nascimento Teixeira, Must University

Mestra em Tecnologias Emergentes em Educação, Must University (MUST).

Cleberson Cordeiro de Moura, World University Ecumenical

Doutorando em Ciências da Educação, World University Ecumenical(WUE).

Gedson Sutero de Souza, São Luís University

Doutorando em Ciências da Educação, São Luís University(SLU).

Gislene Aparecida Queiroz de Paula Silva, Must University

Mestranda em Tecnologias Emergentes em Educação, Must University (MUST).

Maria Ivone de Araújo Silva, UNEATLANTICO

Mestranda em Formação de Professores, Universidad Europea del Atlántico (UNEATLANTICO).

Nivaldo Cometti, Facultad Interamericana de Ciencias Sociales

Doutorando em Educação, Facultad Interamericana de Ciencias Sociales (FICS).

Rita de Cácia Silva Sales, Must University

Mestranda em Tecnologias Emergentes em Educação, Must University (MUST).

Rubiani de Fátima Roque, FAVENI

Pós-graduada em Docência do Ensino Superior em Libras – Língua Brasileira de Sinais, Faculdade de Venda Nova do Imigrante (FAVENI).

Publicado

2025-10-22

Cómo citar

Santos, S. M. A. V., Teixeira, A. C. N., Moura, C. C. de, Souza, G. S. de, Silva, G. A. Q. de P., Silva, M. I. de A., … Roque, R. de F. (2025). DESAFIOS ÉTICOS E PEDAGÓGICOS DO USO DE TECNOLOGIA NA EDUCAÇÃO INCLUSIVA. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 11(10), 3474–3493. https://doi.org/10.51891/rease.v11i10.21699