O ENSINO DA LÍNGUA ESTRANGEIRA NO NORTE DO BRASIL

Autores/as

  • Lucas Amâncio Mateus Universidade Federal de Uberlândia

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v7i8.2120

Resumen

A obra intitulada Política Linguística e Ensino de Línguas Estrangeiras no estado do Amapá: um estudo em um contexto fronteiriço é de relevância para atribuir um novo significado e fomento no ensino de línguas estrangeiras no estado do Amapá. Trata-se de uma obra crítica e inovadora, que está galgando novas perspectivas de uma Política Linguística pertencente unicamente ao Amapá e para o ensino da língua estrangeira no estado, baseada em critérios sociolinguísticos, históricos e culturais.

O estado do Amapá faz divisa com a Guiana Francesa e com o Suriname, este caracterizado por ser plurilíngue, ou seja, possui uma grande diversidade de línguas faladas pelos locais. As línguas pertencentes à localidade são o português, francês, línguas indígenas, inglês, Patoá e Crioulo Francês. O ensino e a aprendizagem da língua estrangeira no Brasil perpassam pelo desenvolvimento social, cultural, profissional e está inerente ao novo mundo diversificado e globalizado. A obra tem como base os autores Calvet, Rajagopapan, Spolsky, entre outros, e inclui aspectos históricos e geográficos, atitudes e comportamentos que estão inerentes ao tema de estudo.

Biografía del autor/a

Lucas Amâncio Mateus, Universidade Federal de Uberlândia

Mestrando em Estudos Linguísticos pela Universidade Federal de Uberlândia. Graduado em Administração pela mesma universidade e Licenciado em Letras Português/Inglês pela Universidade de Franca. Lattes: http://lattes.cnpq.br/0101102792314230. E-mail: lucasamanciomateus@gmail.com.

Publicado

2021-09-20

Cómo citar

Mateus, L. A. (2021). O ENSINO DA LÍNGUA ESTRANGEIRA NO NORTE DO BRASIL. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 7(8), 993–995. https://doi.org/10.51891/rease.v7i8.2120