PESQUISAS CONTEMPORÂNEAS EM EDUCAÇÃO

5ª Edição

Autores/as

  • Adriano Alves Romão
  • Carlos Henrique Lopes
  • Lindoracy Almeida Santos
  • Laura Silva de Sousa
  • Jefferson Viana da Silva

Palabras clave:

Educação Antirracista. Equidade Racial. Políticas Públicas Educacionais. Implementação. Práticas Pedagógicas.

Resumen

A presente obra nasce do esforço coletivo de pesquisadores e pesquisadoras comprometidos com a reflexão crítica e a inovação no campo educacional. Reunindo artigos que dialogam com diferentes perspectivas teóricas e práticas, este livro propõe-se a ser um espaço de debate plural, no qual se encontram experiências, análises e proposições voltadas ao fortalecimento da educação em diversas dimensões.

As pesquisas reunidas exploram temáticas diversas, que vão desde a valorização da diversidade cultural e da equidade racial, passando por discussões sobre o papel das tecnologias digitais na aprendizagem, até reflexões sobre metodologias ativas, protagonismo discente, inclusão e estratégias pedagógicas inovadoras. Essa multiplicidade de olhares evidencia a riqueza do campo educacional, marcado por constantes desafios, mas também por um potencial inegável de transformação social.

Ao trazer contribuições que transitam entre fundamentos teóricos e práticas concretas, esta obra busca não apenas difundir conhecimento, mas também inspirar novas ações e pesquisas. Trata-se de um convite à reflexão crítica e à construção de práticas educativas mais inclusivas, democráticas e significativas, capazes de responder às demandas de um mundo em constante mudança.

Espera-se que este livro seja um instrumento de apoio a educadores, gestores, pesquisadores e estudantes, contribuindo para a ampliação do debate acadêmico e para a consolidação de uma educação que acolhe, respeita e potencializa as singularidades de cada sujeito. Mais do que um registro de pesquisas, este é um espaço de diálogo aberto, que reforça a centralidade da educação como caminho para uma sociedade mais justa, equitativa e solidária.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Publicado

2025-09-12

Cómo citar

Romão, A. A., Lopes, C. H., Santos, L. A., Sousa, L. S. de, & Silva, J. V. da. (2025). PESQUISAS CONTEMPORÂNEAS EM EDUCAÇÃO: 5ª Edição. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 10–179. Recuperado a partir de https://periodicorease.pro.br/rease/article/view/21032

Número

Sección

E-books

Categorías