A RELEVÂNCIA DOS CONTOS E HISTÓRIAS INFANTIS NO PROCESSO DA EDUCAÇÃO INFANTIL

Autores/as

  • Neusa Chitolina FICS

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v11i7.20379

Palabras clave:

Aprendizagem. Experiência. Imaginação. Educação Infantil.

Resumen

Na educação infantil os contos e as Histórias infantis se destacam como elementos fundamentais no processo educativo. A implementação de contos e Histórias no currículo da Educação infantil pode enriquecer o processo de ensino fortalecendo uma formação com base sólida para o aprendizado contínuo e contribuindo para o desenvolvimento de competências nas crianças.As interações diárias com as Histórias Infantis, podem ser uma fonte inestimável de aprendizagem. Por meio dessas experiências, as crianças têm a oportunidade de expandir vivências e exercitar a imaginação.As histórias infantis desempenham um papel crucial não apenas no desenvolvimento cognitivo, mas também no crescimento emocional das crianças. O papel do professor, nesse contexto, deve criar um ambiente que promova o engajamento emocional das crianças com as histórias, proporcionando tempo para a leitura compartilhada e incentivando discussões sobre os temas abordados. Isso não só fortalece o vínculo entre professor e aluno, mas também encoraja o desenvolvimento de habilidades sociais e emocionais desde cedo.

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Biografía del autor/a

Neusa Chitolina, FICS

Mestranda em Ciências da Educação. Facultad Interamericana de Ciencias Sociales (FICS).

Publicado

2025-07-15

Cómo citar

Chitolina, N. (2025). A RELEVÂNCIA DOS CONTOS E HISTÓRIAS INFANTIS NO PROCESSO DA EDUCAÇÃO INFANTIL. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 11(7), 1735–1740. https://doi.org/10.51891/rease.v11i7.20379