CURRÍCULO INCLUSIVO NO EAD

Autores/as

  • Flávio de Paiva Maia Unifaveni
  • Aparecida Toyoko Amano Must University
  • Denise Junqueira Benedito Must University
  • Josilânia Maria Lemke Buss Must University
  • Marcela Peters Pretti Casagrande Must University
  • Marcilene Peters Pretti Casagrande Must University
  • Rosana Aparecida da Silva Butzlaff Must University
  • Rozalia Maria de Angeli Must University

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v11i6.20166

Palabras clave:

Inclusão. Educação a distância. Currículo inclusivo. Tecnologias assistivas. Metodologias ativas.

Resumen

Este estudo abordou a inclusão no contexto da Educação a Distância (EAD), com foco na análise de como os cursos de EAD podem ser estruturados para garantir a inclusão de estudantes com diferentes necessidades educacionais, especialmente aqueles com deficiência. O problema central foi compreender como garantir a efetiva inclusão desses alunos no ambiente digital de aprendizagem. O objetivo geral foi analisar a estruturação de currículos inclusivos e estratégias pedagógicas no EAD, visando promover um ambiente acessível para todos os estudantes. A metodologia utilizada foi a pesquisa bibliográfica, com base em obras acadêmicas sobre o tema, que permitiram a construção de um panorama sobre as práticas e desafios da inclusão no EAD. O desenvolvimento do estudo envolveu a análise de currículos inclusivos, o uso de tecnologias assistivas, metodologias ativas, como a gamificação, e a formação docente. As considerações finais indicaram que, para garantir a inclusão efetiva, é necessário repensar o currículo, adotar novas metodologias e investir em tecnologias acessíveis. Além disso, destacou-se a importância da formação contínua dos educadores e da criação de políticas que assegurem o acesso igualitário ao aprendizado. O estudo também apontou a necessidade de pesquisas sobre a implementação prática dessas estratégias.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Flávio de Paiva Maia, Unifaveni

Mestre em Administração Centro Universitário Faveni (Unifaveni).

Aparecida Toyoko Amano, Must University

Mestra em Tecnologias Emergentes em Educação Must University (MUST).

Denise Junqueira Benedito, Must University

Mestranda em Tecnologias Emergentes em Educação Must University (MUST).

Josilânia Maria Lemke Buss, Must University

Mestranda em Tecnologias Emergentes em Educação Must University (MUST).

Marcela Peters Pretti Casagrande, Must University

Mestranda em Tecnologias Emergentes em Educação Must University (MUST).

Marcilene Peters Pretti Casagrande, Must University

Mestranda em Tecnologias Emergentes em Educação Must University (MUST).

Rosana Aparecida da Silva Butzlaff, Must University

Mestranda em Tecnologias Emergentes em Educação Must University (MUST).

Rozalia Maria de Angeli, Must University

Mestranda em Tecnologias Emergentes em Educação Must University (MUST).

Publicado

2025-06-26

Cómo citar

Maia, F. de P., Amano, A. T., Benedito, D. J., Buss, J. M. L., Casagrande, M. P. P., Casagrande, M. P. P., … Angeli, R. M. de. (2025). CURRÍCULO INCLUSIVO NO EAD. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 11(6), 5201–5209. https://doi.org/10.51891/rease.v11i6.20166