CURRÍCULO INCLUSIVO NO EAD
DOI:
https://doi.org/10.51891/rease.v11i6.20166Palabras clave:
Inclusão. Educação a distância. Currículo inclusivo. Tecnologias assistivas. Metodologias ativas.Resumen
Este estudo abordou a inclusão no contexto da Educação a Distância (EAD), com foco na análise de como os cursos de EAD podem ser estruturados para garantir a inclusão de estudantes com diferentes necessidades educacionais, especialmente aqueles com deficiência. O problema central foi compreender como garantir a efetiva inclusão desses alunos no ambiente digital de aprendizagem. O objetivo geral foi analisar a estruturação de currículos inclusivos e estratégias pedagógicas no EAD, visando promover um ambiente acessível para todos os estudantes. A metodologia utilizada foi a pesquisa bibliográfica, com base em obras acadêmicas sobre o tema, que permitiram a construção de um panorama sobre as práticas e desafios da inclusão no EAD. O desenvolvimento do estudo envolveu a análise de currículos inclusivos, o uso de tecnologias assistivas, metodologias ativas, como a gamificação, e a formação docente. As considerações finais indicaram que, para garantir a inclusão efetiva, é necessário repensar o currículo, adotar novas metodologias e investir em tecnologias acessíveis. Além disso, destacou-se a importância da formação contínua dos educadores e da criação de políticas que assegurem o acesso igualitário ao aprendizado. O estudo também apontou a necessidade de pesquisas sobre a implementação prática dessas estratégias.
Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Categorías
Licencia
Atribuição CC BY